São João Batista se prepara para integrar o Caminho do Louvor com o Ramal Padre Léo

O gestor Anderson Bento Garcia e o turismólogo Tiago Borges, da Comunidade Bethânia, receberam na manhã de sexta-feira, 14, o presidente da Associação Caminhos do Louvor, Eduardo Bitelbrunn, e o Ricardo Lauro Coelho, responsável pela sinalização e manutenção da rota, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico de São João Batista, Marcos Aurélio. Na oportunidade, foi apresentada ao novo responsável pela secretaria, que abrange o setor de turismo, a possibilidade de São João Batista integrar o Caminho com o Ramal Padre Léo.
Dessa forma, a cidade passará a receber caminhantes e cicloturistas que desfrutarão das belezas naturais da cidade e também conhecerão a Comunidade Bethânia, legado de fé deixado pelo Servo de Deus Padre Léo. O local se tornará ponto de apoio, oferecendo refeições, descanso e pernoite.
A apresentação também destacou a valorização do nome da cidade, pelo reconhecimento estadual e nacional que já acompanha o trajeto, com pontos finais e iniciais em Ituporanga e Nova Trento. Entre os pontos de destaque apresentados ao secretário Marcos, estão o fomento ao comércio local, a implementação e o incentivo a novos empreendedores, com pontos de acolhimento onde podem oferecer pousada e alimentação.
“Essa é uma oportunidade de fortalecermos o turismo religioso em nossa cidade, aproveitando a rota que liga ao Santuário de Santa Paulina, que já fica ao lado, e oferecendo a todos a chance de desfrutar das nossas belezas e hospitalidade”, destaca Anderson, que também é presidente do Comtur – Conselho Municipal de Turismo.
O Caminho do Louvor realiza também ações voltadas à educação ambiental, plantio de mudas, peregrinações beneficentes, coleta de lixo na rota (plogging) e a construção de capelas, com a primeira a ser inaugurada com a imagem da Mãe Peregrina.
Atualmente, está em apreciação na Câmara de Vereadores de São João Batista o Projeto de Lei nº 05/2025, que autoriza a integração do município à rota turística Caminhos do Louvor. O projeto foi apresentado na sessão ordinária de segunda-feira, 10. Se aprovado e sancionado pela Administração Municipal, o município, a Comunidade Bethânia e a Associação Caminhos do Louvor poderão iniciar as sinalizações, realizar reuniões com as entidades civis, comerciais, a paróquia e a comunidade no entorno da rota.
“Será um grande ganho para o fortalecimento da fé, atraindo mais visitantes, seja caminhantes ou ciclistas, e um atrativo a mais para quem deseja passar em nossa cidade”, conclui Garcia.
Sobre o Caminho
O Caminho do Louvor, inspirado no Caminho da Fé, foi criado para organizar a peregrinação entre o Complexo Nossa Senhora de Lourdes (Ituporanga/SC) e o Santuário Santa Paulina (Nova Trento/SC). Com mais de 110 km, sendo 70 km por montanhas, trilhas e comunidades rurais, o percurso oferece infraestrutura, pontos de apoio e informações para os peregrinos. O caminho promove reflexão, fé, saúde física e psicológica, além de integração com a natureza. É aberto a todos, independentemente de religião, e visa apoiar o desenvolvimento das cidades locais. O peregrino recebe uma credencial que, ao ser validada no destino, garante o certificado de conclusão. Atualmente, o Caminho do Louvor está inserido nos municípios de Ituporanga, Vidal Ramos, Imbuia, Leoberto Leal e Nova Trento. São João Batista deverá integrar-se com o Ramal Padre Léo. Mais informações sobre o caminho podem ser acompanhadas no site caminhosdolouvor.org.br.

O post São João Batista se prepara para integrar o Caminho do Louvor com o Ramal Padre Léo apareceu primeiro em Rádio Super FM 99,9.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.