Walter Salles aponta quais são os filmes favoritos dele; confira

O diretor Walter Salles, 68, responsável pelo filme aclamado e indicado ao Oscar “Ainda Estou Aqui” listou quais são seus quatro longas preferidos da história.

Entre os selecionados pelo cineasta estão um longa italiano, um britano-estadunidense, um alemão e um brasileiro — o último, a adaptação de um livro elogiada por ele por ser “incrivelmente preciso e comovente“.

Veja os filmes escolhidos por Walter Salles

“Profissão: Repórter” (1975)

De acordo com Salles, o filme italiano dirigido por Michelangelo Antonioni foi o longa que o “levou até o cinema”.

O enredo conta a história de um correspondente que não consegue encontrar a guerra que lhe foi pedido para cobrir e que decide se apropriar da identidade de um conhecido traficante de armas morto.

No elenco estão atores como Jack Nicholson (“O Iluminado”), Maria Schneider (“Último Tango em Paris”), Jenny Runacre (“O Programa Final”) e Steven Berkoff (“007 contra Octopussy”).

“Alice nas Cidades” (1974)

O longa alemão dirigido pelo dramaturgo Wim Wenders foi selecionado por Salles, mas ele comentou que também admira a obra “Paris, Texas”, do mesmo diretor.

O brasileiro comentou que considera “Alice nas Cidades” um “trabalho extraordinário”.

Na história, um correspondente alemão aceita a custódia temporária da pequena Alice e com ela viaja por várias cidades europeias em busca da avó da criança.

No elenco estão Yella Rottländer (“A Letra Escarlate”), Lisa Kreuzer (“No Decurso do Tempo”) e Rüdiger Vogler (“Movimento em Falso”).

“Vidas Secas” (1963)

A obra brasileira dirigida por Nelson Pereira dos Santos foi o selecionada para representar o país na lista do diretor de “Ainda Estou Aqui”.

Salles elogiou a adaptação do livro homônimo — escrito pelo alagoano Graciliano Ramos — e explicou no vídeo em que fala sobre sua seleção que a história é sobre uma família que foge da seca do nordeste brasileiro.

“É uma narrativa muito contida [minimalista, sem exageros] e esse é o tipo de filme […] incrivelmente preciso e comovente”, contou o diretor.

Mesmo tendo suas cópias confiscadas pelo governo brasileiro, o longa foi enviado ao Festival de Cannes, onde recebeu o prêmio OCIC, concedido pela Organização Católica Internacional de Cinema.

“Dr. Fantástico” (1964)

O último (mas não menos importante, relembrou o diretor) filme escolhido por Walter Salles foi a comédia de guerra dirigida por Stanley Kubrick baseada no romance “Red Alert”, de Peter George.

Nele, um general faz planos contra os comunistas para bombardear a Rússia, iniciando uma guerra nuclear. Enquanto isso, o presidente norte-americano e seus assessores do Pentágono tentam interromper o caos.

Estrelam “Dr. Fantástico” os atores James Earl Jones (a voz de Darth Vader em “Star Wars” e Mufasa em “O Rei Leão”), Peter Sellers (“A Pantera Cor-de-rosa”) e George C. Scott (“Um Conto de Natal”).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Letterboxd (@letterboxd)

“Ainda Estou Aqui”: quem foi Rubens Paiva, personagem de Selton Mello

Este conteúdo foi originalmente publicado em Walter Salles aponta quais são os filmes favoritos dele; confira no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.