Lixo estrangeiro no litoral do Brasil: por que vemos cada vez mais nas nossas praias?

Lixo estrangeiro no litoral do Brasil: por que vemos cada vez mais nas nossas praias?

Embalagens de produtos estrangeiros têm aparecido com frequência cada vez maior em praias brasileiras.

Em um vídeo recente da BBC sobre uma praia do Rio Grande do Norte tomada por lixo oriundo da Ásia, leitores de vários Estados comentaram apontando a existência do mesmo problema em outras partes do país.

Com base nas mensagens, a BBC elaborou um mapa com todos os municípios onde leitores disseram já ter encontrado lixo estrangeiro.

Os lugares mencionados abarcam 15 dos 17 Estados brasileiros que ficam no litoral. Os registros começam na região Norte, em Algodoal (PA), e chegam ao extremo sul do país, no Chuí (RS).

Também foram mencionados arquipélagos e ilhas reconhecidos como santuários ecológicos – como Fernando de Noronha (PE), Ilha do Cardoso (SP) e Ilha do Mel (PR).

Uma das embalagens encontradas com maior frequência foi a da água mineral chinesa Nongfu Spring. O dono da marca já foi considerado o homem mais rico da China.

Especialistas apontam que o fenômeno é uma consequência do comércio marítimo global, no qual países asiáticos – particularmente a China – têm grande peso.

Segundo Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em poluição marinha, as embalagens são descartadas por navios que buscam economizar em taxas cobradas por portos para coletar os resíduos. Correntes marítimas então levam os materiais para as praias brasileiras.

Confira a reportagem.

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.