Arsenal tropeça contra o West Ham, e perde invencibilidade de 15 jogos

As esperanças do Arsenal na disputa pelo título da Premier League sofreram um duro revés neste sábado (22), quando o West Ham United surpreendeu os Gunners com uma vitória por 1 a 0 no Emirates Stadium.

O gol de Jarrod Bowen, marcado aos 44 minutos do primeiro tempo, foi suficiente para garantir os três pontos aos visitantes. O Arsenal mostrou uma performance apática no ataque, com apenas dois chutes a gol durante toda a partida.

A situação piorou nos minutos finais, quando o jovem Myles Lewis-Skelly, que havia entrado no segundo tempo, foi expulso após derrubar Mohammed Kudus em um contra-ataque. Inicialmente, o árbitro mostrou cartão amarelo, mas, após consultar o VAR, alterou a punição para vermelho direto.

Com o resultado, o Arsenal permanece na segunda colocação, com 53 pontos em 26 jogos, mas perdeu a chance de diminuir a distância para o líder Liverpool, que enfrenta o Manchester City neste domingo (23), e soma 61 pontos.

Quebra dupla de invencibilidade

A derrota também representou a quebra de uma invencibilidade de 15 jogos do Arsenal na Premier League. A última derrota foi no dia 2 de novembro de 2024, para o Newcastle, fora de casa. Nos últimos 15 jogos, a equipe de Mikel Arteta somou 10 vitórias e cinco empates.

Além disso, os Gunners também estavam invictos em casa nessa temporada. O último revés no Emirates Stadium havia sido há 10 meses, contra o Aston Villa, derrota que acabou sendo decisiva na perda do título para o Manchester City na temporada passada.

Falta de opções no ataque

Com Kai Havertz, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli e Bukayo Saka fora de combate devido a lesões, o Arsenal teve dificuldades para criar chances claras de gol.

Na semana passada, o meia Mikel Merino havia surgido como solução improvisada ao marcar os dois gols na vitória por 2 a 0 sobre o Leicester City. Desta vez, porém, a equipe não conseguiu repetir o desempenho.

O West Ham, por outro lado, mostrou eficiência defensiva e aproveitou as oportunidades no contra-ataque. Apesar de ter menos posse de bola, o time de Graham Potter criou as melhores chances no primeiro tempo, com Tomas Soucek e Bowen desperdiçando oportunidades antes do gol decisivo.

A jogada começou com Bowen recuperando a bola na intermediária, passando para Aaron Wan-Bissaka, que avançou pela direita e cruzou para o atacante completar de cabeça, sem chances para o goleiro David Raya.

No segundo tempo, o Arsenal tentou reagir, mas a expulsão de Lewis-Skelly aos 70 minutos complicou ainda mais a tarefa. Mesmo com um homem a menos, os Gunners pressionaram nos minutos finais, mas não conseguiram superar a sólida defesa do West Ham, que garantiu apenas sua segunda vitória nas últimas seis partidas na liga.

A derrota deixa o Arsenal em uma situação delicada na corrida pelo título, especialmente se o Liverpool vencer o Manchester City no clássico deste domingo. Enquanto isso, o West Ham segue sua recuperação na tabela, agora com 30 pontos, buscando se afastar definitivamente da zona de rebaixamento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Arsenal tropeça contra o West Ham, e perde invencibilidade de 15 jogos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.