“Nando Bacalhau”, líder do CV, é transferido para penitenciária federal

O traficante Luiz Fernando Nascimento Ferreira, conhecido como ‘Nando Bacalhau’, um dos líderes do Comando Vermelho, foi transferido para o Sistema Penitenciário Nacional na manhã deste domingo (23). A operação de transferência envolveu 21 policiais penais e sete viaturas.

De acordo com o governo do Rio de Janeiro, o traficante exerce influência no complexo de favelas do Chapadão, na zona norte do Rio de Janeiro. Ele estava preso em Bangu e foi transferido para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.

O homem possui uma ficha criminal extensa: 45 anotações por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, homicídio qualificado, roubo majorado, associação criminosa, falsidade ideológica, constrangimento, porte, uso e venda de armas de fogo e munições. Nando é condenado a 73 anos de prisão.

 

“Agradeço ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que acolheu o pedido que fiz pessoalmente. Já disse isso antes e vou repetir quantas vezes for preciso: o combate ao crime organizado não pode mais ser tratado como uma questão local, trata-se de um problema nacional, que exige atuação integrada da união com todos os estados” escreveu o governador Cláudio Castro (PL).

Nos últimos dois anos, 35 presos foram transferidos do Rio de Janeiro para presídios federais.

Entre outros nomes estão o miliciano Luiz Antônio da Silva Braga, também conhecido como ‘Zinho’, o contraventor Rogério de Andrade, o chefe do tráfico do Morro do Engenho da Rainha, na Zona Norte do Rio, Robson Aguiar de Oliveira, vulgo ‘Binho’, o traficante Luiz Cláudio Machado, o ‘Marreta’.

O governo do Rio afirmou que pediu ao Ministério da Justiça e retomada das transferências de lideranças faccionadas do Rio de Janeiro para presídios federais. De acordo com Cláudio Castro, o ministro Ricardo Lewandowski entendeu a função estratégica da proposta e anunciou que disponibilizaria dez novas vagas no sistema prisional federal para viabilizar a medida. A transferência de Nando foi a primeira das dez que ainda devem ocorrer.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Nando Bacalhau”, líder do CV, é transferido para penitenciária federal no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.