Apenas sopa e pão: dono do Manchester United corta refeições no clube

Jim Ratcliffe, dono do Manchester United, tomou uma medida drástica para cortar despesas no clube.

Segundo o jornal inglês The Guardian, o empresário mandou fechar lanchonetes e trocou as refeições grátis para os funcionários por frutas.

Apenas os jogadores terão alimentação de graça. Os funcionários terão apenas pão e sopa à disposição.

A medida, de acordo com o jornal, afetará o Centro de Treinamento e também o estádio Old Trafford. Quem trabalhava nos locais tinha um vale que permitia refeições, café e chá gratuitos.

A expectativa é que, durante a semana, Jim Ratcliffe demita mais de 200 funcionários. O Manchester United teve prejuízo, nos últimos três anos, de 300 milhões de libras (R$ 2,1 bilhões).

Nesta segunda-feira (24), em nota oficial, Omar Berrada, CEO dos Red Devils, explicou o motivo das mudanças estruturais no clube.

“Temos a responsabilidade de colocar o Manchester United na posição mais forte para vencer em nossos times masculino, feminino e de base. Estamos iniciando uma série abrangente de medidas que transformarão e renovarão o clube. Infelizmente, isso significa anunciar mais possíveis demissões e lamentamos profundamente o impacto sobre os colegas afetados. No entanto, essas escolhas difíceis são necessárias para colocar o clube de volta em uma base financeira estável. 

Perdemos dinheiro nos últimos cinco anos consecutivos. Isso não pode continuar. Nossas duas principais prioridades como clube são entregar sucesso em campo para nossos fãs e melhorar nossas instalações. Não podemos investir nesses objetivos se estamos continuamente perdendo dinheiro.

Ao final deste processo, teremos um clube de futebol mais enxuto, ágil e financeiramente sustentável, enquanto continuamos a fornecer um serviço de classe mundial aos nossos valiosos parceiros comerciais. Estaremos então em uma posição muito mais forte para investir no sucesso do futebol e em instalações melhoradas para os fãs, enquanto permanecemos em conformidade com os regulamentos da UEFA e da Premier League”.

United entre equipes mais lucrativas do mundo

Recentemente, a revista Forbes divulgou uma lista atualizada com os times mais lucrativos em todos os esportes. Dos 20 clubes rankeados, nove são da NFL.

O Manchester United é o clube de futebol mais bem posicionado no levantamento, ocupando o 7º lugar, com lucro de 187 milhões de dólares (cerca de R$ 1 bilhão).

  1. Dallas Cowboys (NFL) – lucro de 564 milhões de dólares
  2. Los Angeles Rams (NFL) – lucro de 286 milhões de dólares
  3. New England Patriots (NFL) – lucro de 261 milhões de dólares
  4. Edmonton Oilers (NHL) – lucro de 213 milhões de dólares
  5. Los Angeles Lakers (NBA) – lucro de 199 milhões de dólares
  6. New York Giants (NFL) – lucro de 190 milhões de dólares
  7. Manchester United (Premier League) – lucro de 187 milhões de dólares

A apuração da revista foi realizada contabilizando a receita operacional estimada (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) durante a temporada mais recente das equipes.

Quem é Jim Ratcliffe

Sir James Ratcliffe chegou a ser considerado a pessoa mais rica do Reino Unido com uma fortuna avaliada em 15,9 bilhões de dólares. Ele é CEO da INEOS, empresa multinacional na área da indústria química.

Em fevereiro de 2024, ele comprou 25% do Manchester United e ficou responsável pela operação do futebol no clube. Além do United, ele também é dono do Nice (França) e Lausanne-Sport (Suíça).

Os investimentos no esporte não ficam só no futebol. A INEOS paatrocina equipes de Vela, Ciclismo, Fórmula 1 e Rugby.


Jim Ratcliffe, dono do Manchester United
Jim Ratcliffe, dono do Manchester United • Manchester United/divulgação

Este conteúdo foi originalmente publicado em Apenas sopa e pão: dono do Manchester United corta refeições no clube no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.