Jane Fonda faz discurso engajado no SAG Awards 2025: “Floresci tarde”

A atriz Jane Fonda superou alguns problemas de áudio na noite de domingo (23) para incentivar o ativismo no SAG Awards. Ela foi premiada pelo conjunto da obra no evento, e a atriz de 87 anos lembrou à plateia: “Não tem problema ser um late bloomer, desde que você não perca o show de flores”. “Late bloomer” é uma expressão em inglês para flores que desabrocham mais tarde, uma metáfora para quem atinge o sucesso ou mostra seus talentos mais velhos.

“Sou uma late bloomer. Este é o show de flores”, disse ela, gesticulando para sua estatueta. “Sim. Eu amo atuar. Podemos abrir a mente das pessoas para novas ideias, levá-las além do que entendem do mundo e ajudá-las a rir quando as coisas estão difíceis, como agora.”

A mulher que é tanto ativista quanto estrela então lembrou ao mundo suas paixões políticas, incluindo dizer que é “uma grande defensora dos sindicatos”. “E isso é realmente importante agora, quando o poder dos trabalhadores está sendo atacado e a comunidade está sendo enfraquecida”, disse Fonda.

Fonda então destacou que o SAG, que significa Screen Actors Guild, é diferente de outros sindicatos, já que os atores não criam algo tangível, mas sim “criam empatia”. Ela compartilhou algumas de suas visões sobre atuação, incluindo que “embora você possa odiar o comportamento do seu personagem, você precisa entender e ter empatia com a pessoa traumatizada que está interpretando, certo?”, usando como exemplo, entre outros, o indicado ao Oscar Sebastian Stan estrelando como Donald Trump no filme “The Apprentice”.

“Não se enganem, empatia não é fraqueza nem é woke”, observou Jane Fonda. “E, a propósito, woke significa apenas que você se importa com outras pessoas.”

A atriz, crítica declarada do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, também fez referência a eventos atuais.

“Muitas pessoas vão ser realmente prejudicadas pelo que está acontecendo, pelo que está vindo em nossa direção”, disse ela. “E mesmo que sejam de uma persuasão política diferente, precisamos apelar para nossa empatia e não julgar, mas ouvir com nossos corações e recebê-los em nossa tenda, porque vamos precisar de uma tenda grande para resistir com sucesso ao que está vindo em nossa direção.”

A vencedora de dois Oscar fez referências a eventos marcantes da história, como o movimento pelos Direitos Civis, e acrescentou: “estamos em nosso momento documental” agora. Ela terminou oferecendo palavras de encorajamento, dizendo: “Ainda haverá beleza, e haverá um oceano de verdade para nadarmos” do outro lado.

Jane Fonda revela estar com câncer: “Nada vai interferir meu ativismo climático”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Jane Fonda faz discurso engajado no SAG Awards 2025: “Floresci tarde” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.