Espanha anuncia novo pacote de ajuda de 1 bilhão de euros para Ucrânia

A Espanha fornecerá um novo pacote de ajuda militar no valor de 1 bilhão de euros (aproximadamente R$ 6 bilhões) à Ucrânia este ano, anunciou o primeiro-ministro Pedro Sánchez nesta segunda-feira (24) em Kiev. O anúncio foi feito durante uma reunião internacional realizada em data que marca três anos de invasão da Rússia.

O pacote faz parte de um acordo bilateral de segurança e defesa de 10 anos assinado em maio de 2024, segundo uma declaração do gabinete de Sanchez.

No ano passado, Madri já enviou mais de 1 bilhão de euros em ajuda para a defesa da Ucrânia.

“Continuaremos apoiando a Ucrânia enquanto for necessário”, afirmou Sanchez aos líderes na cúpula internacional, enfatizando a necessidade de o governo da Ucrânia e a União Europeia estarem presentes em quaisquer negociações de paz com Moscou.

“Nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia, e nada sobre a segurança europeia sem a Europa”, acrescentou.

Revertendo três anos de esforços americanos para punir e isolar Moscou sob a administração de Joe Biden, o presidente Donald Trump agiu rapidamente para reparar os laços com o presidente russo Vladimir Putin.

A Ucrânia e seus aliados europeus temem um acordo apressado entre Estados Unidos e Rússia que os deixaria de lado e prejudicaria sua segurança.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Espanha anuncia novo pacote de ajuda de 1 bilhão de euros para Ucrânia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.