Curitiba vai enfrentar onda de calor durante o Carnaval

Curitiba vai enfrentar onda de calor durante o Carnaval

Curitiba tem chance de bater novo recorde de alta temperatura. O  Brasil vai enfrentar a quinta onda de calor em 2025 a partir do dia 28 de fevereiro (sexta-feira). De acordo com o Climatempo, São Paulo e Brasília também estão entre as capitais com maior chance de estabelecerem novos recordes de calor.

Para se configurar uma onda de calor, a temperatura fica pelo menos 5°C acima da média para a época e por pelo menos 5 dias consecutivos.  O atual recorde de alta temperatura em Curitiba deste ano é do dia 12 de fevereiro com 32,2ºC.

Além das altas temperaturas, os temporais têm sido frequentes. Mas, é comum a chuva cair em um bairro, e no vizinho, não. O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explica porque a chuva neste período acontece de forma isolada

O Simepar adota uma tabela para interpretar a força dos temporais. Se, em um período de 6 horas, chover menos de 0,2 mm, a chuva não é considerada. Entre 0,3 mm e 2,5 mm é considerada como chuvisco. Se torna uma chuva fraca quando o acumulado em 6h é entre 2,5 mm e 10 mm. A partir daí até 25 mm, a chuva é moderada.

Dos 25 mm aos 50 mm é considerada chuva forte e acima dos 50 mm é considerada chuva extrema.

Reportagem: Elis Paes com supervisão de Francine Lopes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.