Papa Francisco está trabalhando e condição melhora lentamente, diz Vaticano

O papa Francisco está trabalhando no hospital enquanto passa por vários tratamentos para pneumonia bilateral, informou uma autoridade do Vaticano nesta quinta-feira (27).

O pontífice de 88 anos passa por seu 14º dia no hospital Gemelli de Roma com uma infecção respiratória grave, que desencadeou várias complicações.

O Vaticano informou que ele teve uma noite tranquila, após uma atualização na quarta-feira (27) à noite que houve uma “pequena melhora” em sua condição.

Também foi informado que uma “insuficiência renal leve” foi resolvida, mas que o prognóstico do religioso ainda era “reservado”, o que significa que ele não estava fora de perigo.

Francisco, conhecido por trabalhar até a exaustão, continuou liderando o Vaticano do hospital, já que as nomeações de funcionários que exigem sua aprovação são anunciadas diariamente.

Na quarta-feira, ele disse que havia criado uma comissão para incentivar doações para ajudar a resolver uma lacuna crescente nas finanças, incluindo um déficit orçamentário de 83 milhões de euros.

O Vaticano tem sido muito mais aberto sobre a saúde do papa do que no passado, tentando evitar a disseminação de desinformação. Breves declarações matinais são seguidas diariamente por atualizações noturnas mais detalhadas.

Um funcionário do Vaticano, que não quis ser identificado porque não estava autorizado a discutir a condição do papa, disse que Francisco estava alerta, continuando seus tratamentos e capaz de comer normalmente e se movimentar em seu quarto.

O funcionário disse que não estava claro quanto tempo Francisco permaneceria no hospital. Ele ainda estava recebendo oxigênio suplementar de um pequeno tubo sob o nariz, mas estava respirando sozinho.

O Vaticano disse que uma audiência pública no sábado (29) havia sido cancelada, mas não disse se ele lideraria sua oração semanal habitual com peregrinos no domingo (30). Francisco não foi visto em público desde que foi internado no hospital.

Na quarta-feira, o Vaticano disse pela primeira vez que ele estava recebendo fisioterapia respiratória, normalmente destinada a melhorar a função pulmonar, limpar secreções e tornar a respiração mais eficiente.

Francisco sofreu vários surtos de problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele é propenso a infecções pulmonares porque desenvolveu pleurisia quando jovem adulto e teve parte de um pulmão removido.

Pneumonia bilateral é uma infecção grave de ambos os pulmões que pode inflamar e deixar cicatrizes, dificultando a respiração. O Vaticano disse que Francisco sofreu uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma” no sábado (22), mas não houve repetições.

Centenas de pessoas se reuniram na Praça de São Pedro nas últimas três noites para vigílias de oração, enquanto simpatizantes também se reuniram do lado de fora do hospital.

“Neste momento, acho que me sinto confiante. Estou feliz com as notícias que estou recebendo do Vatican News, de que ele está melhorando”, disse uma delas, a Irmã Theodosia Baki, de Camarões.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Francisco está trabalhando e condição melhora lentamente, diz Vaticano no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.