Empresa familiar se consolida como liderança na venda de soluções de higiene e limpeza

A jooinvilense Copapel fechou o ano com faturamento superior a R$ 146 milhões em 2024

Quando Harold Maul e Narcizo Budal Arins fundaram a Copapel em 1976, nunca imaginaram que sua pequena operação em Santa Catarina, voltada à distribuição de copos descartáveis e papel  sulfite e sanitários, se tornaria líder no mercado do Sul do Brasil na distribuição de soluções em higiene e limpeza profissional. “Em um cenário bastante desafiador na época, com logística limitada, pequeno portfólio e grandes concorrentes, a visão empreendedora, o cuidado no atendimento e os valores familiares foram fundamentais para moldar a empresa e garantir sua consolidação”, recorda Rangel Budal Arins, diretor comercial que pertence à nova geração de empreendedores da família dos fundadores.

A empresa que iniciou sua trajetória com a missão de suprir demandas simples da região de Joinville, se tornou uma das referências de seu segmento de atuação, inclusive em nível nacional. Ela encerrou o ano de 2024 com faturamento superior a R$146 milhões e projeta ultrapassar os R$170 milhões em 2025.

Empresa familiar com gestão profissional

Segundo dados do IBGE, 90% das empresas brasileiras têm um perfil familiar, mas o que garante sucesso e longevidade para maioria delas é uma gestão eficiente. A Copapel é um exemplo de empresa com uma trajetória que reflete o sucesso de um modelo de gestão familiar que se adaptou às exigências de profissionalização e inovação do mercado. A terceira geração de seus fundadores atualmente está consolidada à frente da direção da empresa.

Além de superar os obstáculos do início de sua trajetória para conquistar a confiança de um mercado ainda em formação, a Copapel enfrentou o desafio de equilibrar a tradição de uma empresa familiar com as demandas de modernização do mercado. O modelo de gestão inicial, mais próximo e intuitivo, precisou se transformar por conta das crescentes exigências de profissionalização e inovação. A partir de 2015, com a participação mais ativa das novas gerações das famílias Maul e Budal Arins, iniciou um processo gradual de modernização em processos, tecnologia, estruturas físicas, capacitação e valorização dos

colaboradores, portfólio, relacionamento com os clientes e a expansão de serviços agregados para ir além da entrega de produtos de alta qualidade.

Um dos marcos na trajetória de mais de quatro décadas da Copapel foi combinar o crescimento orgânico à expansão por conta da aquisição de competidores estratégicos. Foram quatro processos de consolidação desde 2022. “O crescimento por meio  de aquisições assertivas de empresas do nosso segmento nos permite expandir e consolidar a empresa no mercado, aumentar nossa eficiência operacional e presença em locais específicos. Pretendemos manter essa estratégia para os próximos anos”, pontua Budal Arins.

A sucessão

A trajetória da Copapel foi marcada por um processo gradual de integração das novas gerações, os preparando para assumir a empresa com a missão de manter os valores familiares e introduzir práticas profissionais para garantir a eficiência operacional. A partir disso, foram implementadas melhorias em áreas como gestão de qualidade, sustentabilidade e inovação tecnológica. “A continuidade entre as gerações, unindo a experiência dos fundadores com a inovação e inquietude da nova geração, garantiu que a Copapel permanecesse fiel a seus princípios, enquanto se adaptava aos novos desafios do mercado”, aponta o diretor comercial.

Outro pilar para a transformação da empresa foi consolidado a partir de parcerias estratégicas com outras empresas, que culminou na criação da Allia — a maior rede de higiene e limpeza da América do Sul. A parceria ampliou o alcance da Copapel para patamares globais de alianças e benchmarking, reforçando seu compromisso em oferecer soluções profissionais, inovadoras e sustentáveis.

Em seus 48 anos de atuação, a empresa manteve os valores familiares integrados à sua cultura organizacional. E o envolvimento dos líderes da empresa em todos os aspectos do negócio, desde a negociação até a entrega, ainda é uma marca de sua atuação. “Os princípios de honestidade, respeito, trabalho em equipe e compromisso com a comunidade são os nossos maiores legados deixados por nossos pais e avós, e moldam a maneira como fazemos negócios.”, finaliza.

Foto: Divulgação

O post Empresa familiar se consolida como liderança na venda de soluções de higiene e limpeza apareceu primeiro em Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.