Justiça converte em preventiva prisão em flagrante de suspeito de matar sargento da PM em Itatiaia


Juiz entendeu que há ‘elementos informativos que demonstram a existência do delito’. Prisão aconteceu na segunda-feira, em Resende. A Justiça converteu em preventiva a prisão em flagrante do jovem, de 21 anos, suspeito de matar um sargento da Polícia Militar em Itatiaia (RJ). A audiência de custódia foi realizada na tarde desta quarta-feira (31), na Cadeia Pública de Volta Redonda (RJ).
Na decisão, o juiz Marco Aurélio da Silva Adania considerou que as testemunhas e vítimas se sentirão “amedrontadas em prestar depoimento” caso o suspeito estivesse em liberdade.
O Ministério Público se manifestou pela liberdade provisória alegando “ausência de situação flagrancial”. No entanto, a Justiça entendeu que há “elementos informativos que demonstram a existência do delito descrito nos autos e indícios suficientes de autoria por parte do flagranteado”.
Na ata da audiência, foram citadas as fotos com armas retiradas do perfil de rede social dele, o que, segundo o juiz, é um indicativo de que ele mantém vínculo estável com uma facção criminosa.
Além de envolvimento na morte do policial militar, o suspeito também foi apontado como autor de um outro homicídio — ocorrido no bairro Cidade da Alegria, em Resende (RJ), onde ele supostamente atua no tráfico de drogas.
O jovem foi preso na última segunda-feira (29). A investigação da Polícia Civil prossegue para identificar e prender os outros envolvidos no assassinato.
Relembre o crime
Sargento da PM assassinado em Itatiaia levou cerca de 25 tiros de fuzil, diz Polícia Civil
Vanderlei foi morto na noite da última quinta-feira (25), em momento de folga, quando estava em um restaurante anexado a um posto de combustíveis às margens da Via Dutra, em Itatiaia. Uma câmera de segurança registrou o crime. A ação dos criminosos durou pouco mais de 40 segundos.
No vídeo, é possível ver cinco homens armados desembarcando de um carro. Um deles fica de tocaia na frente do veículo, enquanto os outros quatros seguem em direção ao policial e atiram. Segundo a Polícia Civil, o agente foi atingido por cerca de 25 disparos de fuzil.
Na sequência, as imagens mostram os atiradores embarcando no veículo e fugindo em alta velocidade. Mais tarde, o carro usado por eles foi encontrado abandonado e incendiado.
Vanderlei foi enterrado no último sábado (27), no Cemitério Municipal de Itatiaia, na Capela Mortuária Dona Maura Ancel. Familiares e amigos prestaram últimas homenagens à vítima.
Vanderlei da Silva Pereira tinha 40 anos
Divulgação
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.