SAF da Portuguesa se inspira em Brighton e Lens; entenda

A Portuguesa é a primeira SAF da cidade de São Paulo e seus novos investidores e dirigentes já têm em mente quais caminhos seguir para conseguir recuperar o clube no cenário nacional.

Convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (2), Alex Bourgeois, sócio-investidor e presidente da Portuguesa SAF, afirmou que o reposicionamento da marca é muito importante para o futuro do clube.

“A primeira engenharia financeira é a renegociação dessas dívidas, né? Você renegocia todas as dívidas e aí você vai pagando, algumas você vai pagar à vista, outras você vai pagar ao longo do tempo, depende das negociações. Mas a segunda coisa que é muito importante é o que a gente chama de branding, né? A questão da marca”, explicou.

Para o dirigente, a SAF traz uma nova cara para o clube, que possibilita esse reposicionamento no mecado.

A SAF está trazendo para o mercado credibilidade, uma visão diferente de negócio, uma visão empresarial do futebol, e esse reposicionamento dessa marca vai trazer novos patrocinadores, novas marcas e novas oportunidades. Na verdade, o que vende é a marca, o que a marca proporciona, em termos não só de retorno de mídia, mas em termos de exposição para os anunciantes. Então, depende da nossa capacidade de transformar a experiência da Portuguesa SAF numa experiência bacana para que outras pessoas possam viver essa história.


Alex Bourgeois, sócio-investidor e presidente da Portuguesa SAF

Inspirações na Europa

Essa história não é nova no futebol e a SAF da Lusa se inspira em dois cases de sucesso: o do Brighton, da Inglaterra, e do Lens, da França.

“Tem um benchmark de futebol que é o do Brighton na Inglaterra, que é um clube pequeno, mas que conseguiu montar uma estratégia de contratação, revelação de jogadores e se torna hoje o principal revendedor de jogadores para a Premier League. Então, esse é um exemplo”, citou Alex Bourgeois.

Já o exemplo francês Alex acompanhou de muito perto, já que trabalhou no clube entre 2019 e 2022, como consultor da Ambert Capital. Na temporada 2019/20, o clube conseguiu o acesso à Ligue 1 e, na temporada 2022/23, foi vice-campeão da primeira divisão francesa, ficando atrás apenas do PSG, mesmo com o menor orçamento do campeonato.

“O outro exemplo é um exemplo que eu conheço bem, que é o Lens da França, que é uma cidade de apenas 25 mil habitantes, que tem um estádio de 40 mil e que lota o estádio todo fim de semana, ou seja, tem mais gente no estádio, no jogo do que tem na cidade, né? E esse foi um trabalho, de novo, de experiência e a experiência funciona tão bem que as pessoas vão para o jogo, para poder ter esse momento”, explicou o presidente da Portuguesa SAF.

CNN Esportes S/A

Com Alex Bourgeois, o CNN Esportes S/A chega à 84ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

Este conteúdo foi originalmente publicado em SAF da Portuguesa se inspira em Brighton e Lens; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.