Dia do Bacon: entenda história e saiba onde comemorar no DF


Criado na China, há pelo menos quatro mil anos, o ‘toucinho’ é retirado da barriga do porco, salgado e defumado. Hamburguerias, cafés e pizzarias oferecem opções especiais neste sábado (31). Prato com Bacon
Freepik/Reprodução
O Dia do Bacon é comemorado neste sábado (31). Estudos mostram que o bacon é uma das carnes mais antigas da humanidade. 🥓🥓
Criado na China, há pelo menos quatro mil anos ele também é conhecido como toucinho e, normalmente, retirado da barriga do porco, salgado e defumado. O processo foi criado para manter a qualidade do alimento e conservar a carne, estendendo a sua validade em uma época que a refrigeração estava longe de ser inventada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Ao longo da história, os romanos passaram a admirar e produzir o bacon durante as conquistas no Oriente Médio. Mas foi na Europa que ele ganhou fama e passou a conquistar e formar admiradores pelo mundo.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o hábito de comer a iguaria no café da manhã é muito comum. No Brasil, aparece em sanduíches, petiscos e até em sobremesas (confira sugestões de locais para celebrar a data mais abaixo).
Bacon vegano❓
Mas você sabia que existem alternativas para substituir o bacon tradicional, inclusive opções vegetarianas e veganas? Essas alternativas utilizam o processo de cura do bacon, que envolve a adição de sal e, às vezes, açúcar e especiarias, seguido pela defumação, que confere ao bacon seu sabor característico e textura crocante, explica o chef Gabriel Rogerio, professor de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB).
“O sucesso do sabor defumado do bacon faz com que diversos chefs e cozinheiros criem receitas alternativas à convencionais. Em alguns casos, defumam berinjelas e salgam com molho de soja, outros são produzidos pela indústria a partir de proteína de soja, lâminas de coco e cogumelos”, diz Gabriel Rogerio.
Mas, para o chef, “nenhuma tem a audácia de chegar perto do rei bacon”. Gabriel Rogério explica que o bacon artesanal utiliza um formato de defumação natural e lenha selecionada, conforme o sabor final desejado.
O tipo de lenha afeta diretamente o resultado final do bacon. Normalmente são utilizadas lenhas nobres e com sabores mais adocicados.
“O preparo artesanal foi um dos responsáveis pela utilização desta carne em preparos que antes seriam considerados extravagantes ou até teratológicos. Particularmente, torço para que o bacon continue seu reinado por muitos e muitos anos,” diz o chef.
Já o bacon industrializado recorre a métodos químicos, como fumaça líquida ou temperos que aromatizam a barriga do porco.
🥓Regras do preparo e nomenclatura do bacon
O que é e o que não é bacon? Entenda mudanças na nomenclatura
A receita de preparo do bacon só pode ser feita da porção abdominal do porco, sem o uso de músculos adjacentes, de acordo com as regras revistas no ano passado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A norma publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) especifica que apenas produtos feitos da porção abdominal podem continuar sendo chamados de bacon na embalagem. Nos demais, é preciso mencionar qual parte do animal foi utilizada: “bacon de paleta”, “bacon de lombo”, “back bacon”.
São alternativas do mercado para ampliar as opções de produtos com preços mais atraentes. O diferencial da barriga do porco é que ela é constituída por camadas entrelaçadas, carnes e gordura. Nas demais porções, essas duas partes ficam separadas.
A pancetta italiana e o lardon francês são semelhantes ao bacon tradicional, mas têm diferenças importantes:
A pancetta é uma carne curada com sal, temperos como pimenta-do-reino e algumas ervas como tomilho. Essa carne passa por um período de cura onde acontecem várias reações químicas e físicas na carne que a transforma em um alimento. Pode ser consumido in natura, cortada em lâminas bem finas ou em preparos onde empresta seu delicioso sabor às receitas.
O lardon é o tipo de corte muito utilizado pelos franceses e difundido mundialmente, inclusive nas escolas de gastronomia. Consiste em cortes de tiras de bacon finas.
🍴😋 Onde comemorar o dia do bacon em Brasília
Hambúrguer da rede Geléia Burguer, no DF
Divulgação
Em Santa Maria, o Geléia Burguer oferece um rodízio de mini-hambúrgueres, onde um dos principais ingredientes é o bacon em tiras.
Para quem prefere uma refeição completa, o restaurante Horta Cozinha Criativa, na Asa Sul, tem strogonoff de frango com bacon, arroz orgânico integral ou normal e batata palha da casa.
Se a escolha for uma pizza, o Italianíssimo, na Asa Norte, tem diversas opções. Assim como a Benita Paninoteca, a Fazenda Churrascada, o Madô Burger, o Ammo Burguer e a Parentela Casa de Pães, que têm promoções com bacon. Veja os endereços: 😋
Ammo Burger
Endereço: SHCN 110, Bloco C, Loja 54 – Asa Norte
Funcionamento: todos os dias, das 17 às 23h45
Benita Paninoteca
Endereço: CLS 402 bloco B – loja 19 – Asa Sul
Funcionamento: terça a sábado das 08h às 22h e domingo das 9h às 16h
Fazenda Churrascada
Endereço: Setor de Clubes Sul, Tr. 2 (dentro do Clube de Golfe) – Brasília, DF
Funcionamento: segunda é fechado; terça a quinta, das 12h às 23h; sexta, das 12h à 00h; sábado, das 11h30 à 00h; e domingo, das 11h30 às 19h.
Geléia Burger
Endereço das unidades e horário de funcionamento nas redes sociais: @geleiahamburgueria
Horta Cozinha Criativa
Endereço: CLS 202 Sul Bloco C Loja 04 – Asa Sul
Funcionamento: terça a sábado, das 11h30 às 15h30, e das 19h às 23h; domingo, das 12h às 16h
Italianíssimo
Endereço: CLN 412 Norte, Bloco B
Funcionamento: de terça a quinta das 12h às 15h e das 18h30 às 23h; sexta e sábado das 12h às 16h e das 18h30 à 0h; domingo das 12h às 16h e das 18h30 às 23h
Madô Burger
Endereço: SHN, Quadra 01, Asa Norte
Funcionamento: 17h às 23h30
Parentela Casa de Pães
Endereço: SHCLS 302, Bloco A, Loja 1/5, Rua das Farmácias – Brasília, DF
Funcionamento: segunda-feira a sábado, 6h30 às 22h; domingo, 7h às 20h
Delícias do Arraiá – Pipoca com Bacon
LEIA TAMBÉM:
VILÃO? Uma fatia de bacon por dia é suficiente para ‘aumentar risco de câncer’, diz estudo
ENTENDA: Mudanças sobre preparo e nomenclatura do bacon
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.