Semana do Consumidor é o período ideal para fidelizar clientes

Semana do Consumidor é o período ideal para fidelizar clientes

A semana do consumidor vem ganhando cada vez mais destaque no calendário comercial, sendo um evento anual que transcende o simples ato de comprar e oferece aos consumidores uma experiência única de oportunidades e vantagens.

A semana do consumidor costuma ser elástica, podendo ser promovida pelos lojistas antes ou depois do dia 15 de março, que é o Dia Mundial do Consumidor.  Este é um bom período para oferecer descontos e promoções exclusivas, que certamente contribuirão para aumentar o faturamento de março.

Agora, a Semana do Consumidor não deve ser vista apenas como uma oportunidade de dar descontos e vender mais, e sim uma chance para as empresas se destacarem e aprimorarem a experiência do cliente de maneiras inovadoras.

Ou seja, dar uma atenção maior aos clientes contribui para a construção de uma relação positiva e duradoura entre consumidores e empresas.

Eu conversei com especialistas de varejo e pedi a eles que apontassem alguns passos a serem seguidos pelos lojistas para que tirem o máximo proveito no período da Semana do Consumidor.

O primeiro passo é respeitar integralmente os direitos dos consumidores. Com isso, a empresa não apenas cumpre com as obrigações legais, mas também constrói uma reputação sólida, atraindo e retendo clientes de forma ética.

O segundo passo é investir em uma comunicação eficiente para informar os clientes sobre as promoções. O ideal é investir em campanhas publicitárias, redes sociais e enviar mensagens para manter os consumidores atualizados.

O processo de compra muitas vezes envolve dúvidas e questionamentos por parte dos consumidores. Como agir nesse sentido?

A indecisão faz parte do dia a dia dos consumidores. Quando sentir que o consumidor está em dúvida em relação à compra, é crucial investir em estratégias que o auxiliem a tomar decisões informadas. Em primeiro lugar, deve-se escutar o que o consumidor tem a dizer. A escuta pode dar pistas sobre as necessidades específicas do comprador, facilitando a apresentação de soluções. Por fim, caso tenha margem, dá para renegociar o preço e as condições de pagamento. Um desconto em um momento de indecisão pode ser determinante, principalmente se o entrave do consumidor era em relação ao preço. Melhores condições de parcelamento e opções de pagamentos novas também podem resolver o problema do cliente que precisava de mais parcelas, ou pagar sua compra no boleto, por exemplo.

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