Verba pública para empresas de ônibus de BH aumenta 50% no 1º semestre, enquanto produtividade cresce 10%


Investimento da prefeitura em remuneração complementar para as empresas de ônibus saltou de R$ 228,9 milhões para R$ 340,8 milhões de um semestre para o outro. Consórcios ainda contam com as receitas das passagens. Ônibus lotado na Estação Pampulha, em Belo Horizonte
Lucas Franco/ TV Globo
A verba destinada pela Prefeitura de Belo Horizonte para ajudar nos custos do transporte coletivo saltou cerca de 50% no primeiro semestre deste ano na comparação com os seis meses anteriores. Já o total de km rodados aumentou cerca de 10%.
Desde 2023, além dos valores das passagens, as empresas também recebem uma verba extra da Prefeitura como forma de auxiliar nos custeios do transporte público.
Esse recurso, garantido por lei, é chamado de “remuneração complementar” e depende da qualidade e do total de km rodados em viagens.
💰 No segundo semestre de 2023, a Prefeitura de Belo Horizonte destinou cerca de R$ 228,9 milhões para as empresas de ônibus. Nos primeiros seis meses de 2024, foram R$ 340,8 milhões — uma alta de 48,8%.
🚌 Por outro lado, no mesmo período, a produção quilométrica (total de km realizados em todas as viagens do sistema) aumentou de 65,8 milhões para 72,7 milhões — um aumento de cerca de 10,4%.
🛣️ Com isso, o valor do auxílio pago pela prefeitura por quilômetro rodado passou de R$ 3,48 no segundo semestre de 2023 para R$ 4,68 no primeiro semestre deste ano.
🚏 O aumento no total de viagens realizadas pelo sistema em dias úteis foi de cerca de 6,5% de um semestre para o outro. Nos últimos seis meses de 2023, eram cerca de 22,8 mil viagens por dia útil. No primeiro semestre deste ano, eram 24,3 mil.
Os dados são da transparência da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob)
Em nota, a prefeitura informou que a alta da remuneração complementar já estava prevista em Informe Técnico feito pela própria Sumob em dezembro do ano passado e que o cálculo “leva em consideração todos os custos do sistema, amparados no método da Associação Nacional do Transporte Público (ANTP).
A ANTP é uma entidade cujo conselho diretor é formado majoritariamente por associações de empresários e de fabricantes do ramo de transportes do Brasil.
A PBH detalha, ainda, que os cálculos envolvem custos de “óleo diesel, pneus, locação de equipamentos de bilhetagem eletrônica, seguro, impostos, peças e acessórios, remuneração dos trabalhadores, despesas administrativas e aquisição de ônibus novos muito além do que determinava a lei”.
Até a conclusão desta reportagem, o sindicato que representa as empresas de ônibus não havia se manifestado sobre o tema.
Garagem de uma das empresas de ônibus de Belo Horizonte
TV Globo
Reclamações caem, mas burocracia ficou maior
O número de reclamações registradas no sistema caíram cerca de 31,8% nesse período. Foram 43.036 queixas no segundo semestre de 2024, ante 29.337 nos primeiros seis meses deste ano.
Entretanto, a burocracia para o usuário registrar uma reclamação ficou maior.
Desde dezembro de 2023, não é mais possível registrar reclamações por WhatsApp, mas por um site externo criado pela Prefeitura.
✅ Antes, os usuários conseguiam realizar a reclamação diretamente pela conversa no WhatsApp da prefeitura.
📶 Agora, a partir do WhatsApp, as pessoas são direcionadas para um link externo de um formulário do Google. Precisam ter acesso à internet no navegador, ter uma conta e fazer login no Google, para, assim, dar início ao registro da reclamação.
Em nota, a prefeitura disse que a mudança é para “colher dados mais consistentes em relação às contribuições” dos usuários e não considerou um possível impacto da burocracia no total de reclamações.
A PBH disse que a queda no número de reclamações está relacionado às melhorias no transporte, como “a renovação de 30% da frota”, “criação de novas linhas e uma intensa fiscalização” nas garagens das empresas.
“Em todas as estações, de integração e de transferência, o uso da internet é franqueado com WI-FI gratuito para todos os usuários”, conclui o Executivo.
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