Soro contra veneno de aranha-marrom voltará ser produzido em Piraquara

Soro contra veneno de aranha-marrom voltará ser produzido em Piraquara

O soro contra o veneno da aranha-marrom voltará a ser produzido na Grande Curitiba. Após oito anos, o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, retoma a produção do antídoto.

A Sesa assinou nesta segunda-feira (17) a ordem de serviço para concluir a construção da área de imunização de equinos da seção de produção de plasma. A finalização desta obra, prevista para o segundo semestre, vai permitir a retomada da produção dos soros contra Aranha-Marrom e contra o veneno da Jararaca.

O investimento é de R$ 1,85 milhão do Governo do Estado.  Além da retomada da produção dos soros, o novo espaço também vai contribuir para as pesquisas com o soro anti-Covid e apoio ao projeto Wolbachia (para controle da dengue), com a certificação em boas práticas de fabricação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Desde 2017, o Centro de Produção de Pesquisa de Imunobiológicos não fabrica o medicamento Soro Antiloxoscélico. A expectativa é de que a partir deste ano o medicamento já possa ser plenamente produzido no CPPI.

Informação: Marlon Santiago

Adicionar aos favoritos o Link permanente.