
Pela primeira vez, o Programa Saúde na Escola vai alcançar todos os municípios do Paraná. A adesão inédita foi concluída na sexta-feira (21). O programa foi lançado em 2007 e nunca tinha sido universalizado.
Ele contribui com ações de prevenção e atenção à saúde, para enfrentar vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento dos estudantes. A articulação entre escola e a Atenção Primária à Saúde é a base do Programa.
As ações envolvem estudantes de toda a rede pública, desde a educação infantil até ao ensino médio, além da Educação para Jovens e Adultos. O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa da União, mas a gestão é feita pela Secretaria Estadual.
LEIA TAMBÉM
- Caminhão carregado com toras tomba em cima de carro
No ciclo passado, ele tinha alcançado 396 municípios do Paraná, com mais de cinco mil e 100 escolas beneficiadas. Agora, o total deve superar um milhão e 100 mil estudantes.
O programa envolve promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, prevenção de doenças negligenciadas e Covid-19, saúde mental, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva; prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas.
Foto: Arquivo/SESA
Informações: Cleverson Bravo