Curso de Ciências de Dados e IA recebe nota máxima do MEC


Avaliação certifica o mais alto grau de excelência do curso da PUC-Campinas na área Crédito: Divulgação

O Curso de Bacharelado em Ciências de Dados e Inteligência Artificial da PUC-Campinas acaba de consolidar a sua excelência acadêmica ao receber a nota 5 na mais recente avaliação de reconhecimento realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), cuja certificação, concluída neste mês de março, contou com a análise criteriosa de dois avaliadores com profundo conhecimento na área.
Esta avaliação, assim como as demais realizadas por comissões de avaliadores do MEC, é feita “in loco” de forma remota, ou seja, por meio de reuniões síncronas com as direções das faculdades ou coordenações dos cursos, com os docentes, com os estudantes, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com os dirigentes da Universidade. Para mostrar toda a infraestrutura utilizada pelo Curso aos avaliadores foi utilizado o esquema de transmissão ao vivo, tal qual uma live, onde os espaços da Universidade foram sendo percorridos.
“Acreditamos que essa avaliação tão positiva recebida pelo Curso é resultado de um projeto bem conduzido pela Universidade, pela gestão do Curso, pelos docentes e que tem conseguido envolver os estudantes. O Curso de Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial é uma proposta inovadora da PUC-Campinas para atender a demandas emergentes do mundo do trabalho, em nível regional e nacional. Foi pensado e desenhado para formar profissionais altamente capacitados na área de ciência de dados e inteligência artificial (IA), com uma matriz curricular consistente que possibilita uma formação robusta calcada no tripé da Computação, da Matemática e Estatística e da Inteligência Artificial. Esse projeto pedagógico é ancorado por uma infraestrutura moderna em constante atualização e por um corpo docente altamente qualificado, que mescla experiência acadêmica e de mercado, com alto nível de satisfação dos alunos e alunas. Esse conceito que recebemos agora corrobora todas essas virtudes do Curso”, afirmou o Prof. Me. Valdomiro Plácido dos Santos, coordenador do Curso de Bacharelado em Ciências de Dados e Inteligência Artificial.
“Essa avaliação aponta que estamos no caminho certo e que os profissionais aqui formados, além de estarem numa área inovadora e promissora, podem ter a segurança de que o egresso do Curso de Ciências de Dados e Inteligência Artificial da PUC-Campinas terá um diploma chancelado com a nota máxima dada pelo MEC”, completa o docente.
Crédito: Divulgação

A avaliação
Em relação à organização didático-pedagógica, além da estrutura curricular, foram avaliados o perfil profissional do egresso, os conteúdos curriculares, o apoio aos discentes, as metodologias de ensino e o uso de tecnologias de informação e comunicação, entre outros fatores.
Quanto ao corpo docente, a análise considerou inúmeros critérios, dentre os quais, o regime de trabalho, a experiência profissional dos professores e as suas titulações e produções acadêmicas. Por fim, no quesito infraestrutura, foram avaliados itens como salas de aula, laboratórios, bibliografia e espaços de trabalho.
Sobre as notas
As notas atribuídas pelo INEP variam de 1 a 5. As notas 1 e 2 indicam desempenho abaixo da média; a nota 3 sinaliza que os requisitos mínimos estão sendo atendidos; a nota 4 sugere que o curso está acima da média; e a nota 5, a máxima, conseguida pelo Curso de Ciências de Dados e Inteligência Artificial da PUC-Campinas, reflete o mais alto grau de excelência, tornando-o uma referência nacional.
Sobre o curso
O Curso de Bacharelado em Ciências de Dados e Inteligência Artificial da PUC-Campinas visa atender a uma demanda nacional e internacional por profissionais que apresentem competências e habilidades para trabalhar com o desenvolvimento de sistemas e ferramentas que processem grandes volumes de dados. Os dados processados são utilizados para realizar a extração de informações que apoiem o processo de tomada de decisões nas mais diferentes áreas do conhecimento.
O objetivo do Curso é, na verdade, formar pessoas para trabalhar com o processo de obtenção de conhecimentos a partir de conjuntos de dados, utilizando ferramentas e técnicas estatísticas e computacionais, além de prover uma formação aprofundada em inteligência artificial.
Para saber mais sobre o mais novo curso nota 5 da PUC-Campinas, clique aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.