Quem são as duas pessoas filmadas imitando macacos em roda de samba no RJ

Um brasileiro e uma argentina, ambos educadores musicais, foram filmados cometendo o ato no último dia 19. Polícia investiga caso como crime de racismo. Racismo em roda de samba gera revolta no Rio de Janeiro
Na sexta-feira (19), um homem e uma mulher aparecem imitando macacos durante uma roda de samba no centro do Rio de Janeiro. O ato de racismo foi filmado por pessoas que acompanhavam a festa e gerou indignação nas redes sociais.
Carolina de Palma, 28 anos, é argentina e vive em Buenos Aires. Ela chegou ao Brasil no dia 14 para participar de um seminário organizado pelo Fórum Latino-Americano de Educação Musical, o Fladem.
Segundo Adriana Rodrigues, vice-presidente do Fladem, ela se inscreveu como participante. A roda de samba não fazia parte do evento, e aconteceu após o término do seminário.
Thiago Martins Maranhão, 41 anos, é carioca e vive em São Paulo, onde dá aulas de música em uma escola particular no Jardim Paulista, bairro nobre da cidade.
As imagens foram filmadas por Jackeline Oliveira, que decidiu denunciar o caso à polícia.
“Quando eu olho, eu falo assim, eles estão imitando macacos. Eu acho que é isso. E aí eu pego o celular e falo, vou filmar. E aí, eu vou filmar porque eu quero ter registro, eu quero ter prova que isso realmente está acontecendo.”, afirma Jackeline.
“Quando a gente vem para a praça, para o samba… A gente vem para um lugar de acolhimento. Aqui é a minha casa. É o meu quilombo. Aqui é o meu espaço de lazer. Aqui é onde eu conheço gente. Onde eu troco. Onde eu dou risada. Aqui não é um espaço onde eu estou em alerta. Sabe?”, completa Jackeline.
A produção do Fantástico tentou entrar em contato com Carolina. Em nota, a associação à qual Carolina é associada afirmou que, na Argentina, imitações de animais não tem conotações racistas no contexto de atividades pedagógicas. Carolina deixou o Brasil no último domingo (21).
O Fantástico também tentou contato com Thiago. Seu advogado afirmou que só se pronunciará nos autos da investigação. A escola em que ele dá aula afirmou em nota que ele não fará mais parte do quadro de colaboradores.
A polícia investiga o caso como crime de racismo.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.