Está aberto edital paranaense para contratação de policiais e bombeiros

Está aberto edital paranaense para contratação de policiais e bombeiros

O Governo do Paraná publicou os editais de abertura dos concursos para a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), nesta sexta-feira (28). Esses editais preveem preenchimento de novas vagas na área de segurança pública do estado, com 2 mil vagas destinadas à soldados da PM e 600 para soldados do CBM.

Os editais dos concursos abrem em um momento em que essas vagas estão mais atrativas, já que em novembro de 2024, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, sancionou a lei que reestruturou as carreiras das duas corporações, trazendo ganhos salariais e modernização dos cargos.

LEIA MAIS:

  • Paraná registra quase 40 mil novos empregos formais em fevereiro

Em dezembro de 2024, também foi sancionada a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE) que permite a ascensão nas praças, tanto na PM quanto no Corpo de Bombeiros. As novas vagas anunciadas em janeiro pelo governador, buscam aumentar o efetivo das corporações em todas as regiões do Paraná:

O secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Teixeira, também destaca o avanço para garantir segurança a população do estado:

As vagas serão preenchidas em cinco regiões: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. A primeira etapa acontece dia 29 de junho e será realizada provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório.

Na sequência, os candidatos classificados terão exames físicos e psicológicos, conduzidos pela própria corporação que prestaram o serviço. As provas serão realizadas em 12 cidades: Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

As inscrições vão de 14 de abril a 13 de maio.

Confira abaixo os editais:

Edital Policia Militar

Edital Corpo de Bombeiros

Os editais também podem ser consultados pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Reportagem: Tobias Dietterle com supervisão de Marlon Santiago

Adicionar aos favoritos o Link permanente.