Israel elimina tarifas de importação dos EUA e reforça parceria bilateral

Israel aprovou nesta terça-feira (1º) a eliminação de todas as tarifas sobre importações de bens dos Estados Unidos, de acordo comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em conjunto com os ministérios de Finanças, Economia e Indústria.

A nota descreve os EUA como o “aliado mais próximo” e o “parceiro comercial mais significativo” de Israel. Segundo o governo israelense, cerca de 99% dos produtos americanos já eram livres de tarifas, dentro do escopo do acordo comercial EUA-Israel, e a isenção completa deve beneficiar apenas um número limitado de produtos, principalmente alimentos e importações para agricultura.

A decisão de isentar bens americanos ocorre na véspera do anúncio das tarifas recíprocas “contra todos os países” prometidas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, como resposta ao que o republicano classifica como “tratamento injusto” em relações comerciais.

Trump alega que outros países possuem tarifas muito superiores às dos EUA, além de outras medidas que seriam responsáveis por aprofundar o déficit fiscal americano.

Em 2024, as exportações de bens israelenses para os Estados Unidos foram calculadas em US$ 17,3 bilhões e as de serviços são estimadas em US$ 16,7 bilhões, informou o governo israelense.

“A redução das tarifas levará a expansão do acordo comercial entre EUA e Israel e fortalecerá relações estratégicas bilaterais, além de conter promessas aos consumidores israelenses de reduzir o custo de vida como possível”, concluiu.

Páscoa de 25 deve ficar mais cara após preço do cacau quase triplicar

Este conteúdo foi originalmente publicado em Israel elimina tarifas de importação dos EUA e reforça parceria bilateral no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.