
A justiça proibiu três torcidas organizadas da capital paranaense de frequentar eventos esportivos. O pedido foi feito pelo Ministério Público do Paraná por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da capital, após atos de violência que envolveram as torcidas Os Fanáticos e Os Palhaços do Athletico Paranaense, e da Fúria Independente do Paraná Clube.
Após análise do envolvimento de cada organizada no evento, a decisão fixou pena de um ano e três meses para “Os Fanáticos”. As outras duas torcidas foram punidas em um ano cada. A medida atinge as torcidas como pessoas jurídicas e também os integrantes identificados e os que ainda podem ser identificados.
LEIA MAIS:
- Advogado é investigado por desviar remédio para criança com câncer
O aumento de pena para a principal torcida do rubro-negro acontece por envolvimentos em atos ilícitos dentro do estádio, no dia 25 de janeiro de 2025. A organizada está proibida de frequentar eventos esportivos em território nacional.
A pena também abrange a proibição de elementos que os identifique como torcida organizada, como uniformes e cânticos. Os Fanáticos ainda devem apresentar em dez dias uma lista completa dos dados dos integrantes, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
Uma multa de R$ 100 mil foi fixada para cada ato descumprido, a ser cobrada das torcidas organizadas e de seus dirigentes e membros.
Informação: Tobias Dietterle com supervisão de Marlon Santiago