
A vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada estadual Flávia Francischini promoveu um encontro que reuniu autoridades e instituições ligadas ao autismo para conscientizar e dar visibilidade para a causa autista.
O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (1). No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e como forma de destacar a importância da causa, duas referências na área em defesa dos direitos das pessoas com o espectro foram homenageadas pela Assembleia Legislativa.
Berenice Piana e Maria Helena Jansen de Mello Keinert receberam o título de Cidadania Benemérita do Paraná. Ambas as mulheres foram homenageadas por dedicarem suas vidas à causa do autismo: Berenice Piana, fundamental para a criação da Lei Berenice Piana, e Maria Helena Jansen de Melo, psicóloga com mais de 30 anos de atuação na área e uma incansável defensora dos direitos das pessoas autistas.
O Paraná é um dos pioneiros na aprovação do Código Estadual do Autista, uma lei estadual que complementa a Lei Federal e olha também para os familiares dos autistas. O estado é o único da federação que tem legislação estadual sobre o tema.
Também foi entregue menções honrosas a outras personalidades que se destacam pelo seu relevante trabalho em prol da causa autista e pelo apoio aos autistas e seus familiares.
São eles: a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Azevedo Massa; a capitã da Polícia Militar do Paraná, Jéssica Simeão Freiberger; o major da Polícia Militar do Paraná, Wagner de Araújo; o pai de autista e vereador de Paranaguá, Halleson Stieglitz; o odontopediatra, Edson Higa; a mãe de autista e presidente do Instituto Anjo Azul, Fernanda Rosa; a mãe de autista e presidente da Associação das Mulheres pela Segurança Pública (Amusp), Lara Rodrigues Alvim Gonçalves de Lima; a Sociedade Rural de Astorga; a Polícia Militar do Paraná e a Banda da Polícia Militar do Paraná.
Informação: Tobias Dietterle com supervisão de Marlon Santiago