O Banco Central passou a disponibilizar em seu portal as estatísticas de pagamentos de varejo e de cartões no país, segundo comunicado da autarquia divulgado nesta quarta-feira (9).
As estatísticas abrangem informações de diversos participantes do mercado e das infraestruturas operadas pelo próprio BC, incluindo dados sobre o uso dos instrumentos de pagamento no país, o mercado de cartões de pagamento e os canais de acesso às transações bancárias.
Quanto às transações envolvendo dinheiro em espécie, as estatísticas incluem apenas dados de saques realizados, acrescentou a autarquia.
A medida “vai permitir que os dados possam ser acessados de forma mais sistematizada, favorecendo a integração e o cruzamento com outras bases de dados”, disse o BC, acrescentando que, a partir de 1º de julho, a atual forma de disponibilização dos dados, por meio de planilhas Excel, será descontinuada.
Os dados mais recentes do BC, relativos a 2024, mostraram um crescimento de 26,7% no volume de transações (exceto as com dinheiro em espécie), para 138,2 bilhões, enquanto o valor financeiro transacionado alcançou R$ 116,8 trilhões, um aumento de 15,6% em relação a 2023.
A pesquisa também revelou uma queda de 67% no valor médio das transações de pagamento, quando descontada a inflação, nos últimos dez anos.
Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda
Este conteúdo foi originalmente publicado em BC passa a disponibilizar dados de varejo e cartões no Brasil no site CNN Brasil.