
Turismo religioso é o terceiro segmento com mais atrações no estado do Paraná. Dos 2.150 atrativos disponíveis, 494 são religiosos e estão distribuídos por todas as regiões. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) durante o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em Foz do Iguaçu (Oeste).
Ao longo da programação, que teve início na terça-feira (8), foi ofertada uma série de visitas guiadas por locais religiosos do município, passando pelo islamismo, budismo, cristianismo e pelas religiões de matriz africana.
Para o coordenador do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha, o Estado já percebeu a importância do segmento e vem se estruturando a cada dia.
Destinos como Itaipulândia, no Oeste do Paraná, e Lunardelli, no Norte, também registram crescimento na procura de atividades ligadas ao turismo religioso. A busca pela fé e a espiritualidade tem levado cada vez mais brasileiros a locais considerados sagrados. O segmento é um dos mais procurados, ficando atrás apenas do turismo cultural e do ecoturismo.
Reportagem: Camille Mocelin com supervisão de Francine Lopes