
Uma quadrilha investigada por falsificar certificados e diplomas de cursos para remição de pena de condenados foi o alvo de uma operação do Gaeco nesta terça-feira (10) de manhã. A operação ‘Xadrez’ cumpriu dez mandados de busca e apreensão domiciliar e sete mandados de busca pessoal nas cidades de Curitiba, Campo Largo, Cambé, Londrina e também em Pontal do Paraná.
As investigações começaram em junho de 2021, depois que diplomas, anexados em processos judiciais, foram identificados como suspeitos. Com isso, os investigadores constataram que a quadrilha fornecia, para presidiários, certificados falsos de cursos nunca realizados. Os documentos eram emitidos por supostas entidades religiosas e associações diversas.
É o que explica o promotor de Justiça, Leandro Antunes Meireles Machado.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos e mídias digitais, que podem servir para sustentar a acusação contra os investigados. A Lei de Execuções Penais autoriza a diminuição de pena, por trabalho ou estudo, ao preso que cumpre pena em regime fechado ou semiaberto. A cada 12 horas de estudo, um dia de pena é abatido.