Será retomada nesta segunda-feira (14/04), a partir das 13h, a audiência de instrução e julgamento do caso dos transplantes de órgãos contaminados com HIV no Rio de Janeiro. A sessão dá continuidade ao processo que investiga a atuação de seis réus ligados ao laboratório PCS Lab Saleme, contratado pelo governo estadual para realizar exames de sorologia em doadores de órgãos.
O laboratório é acusado de emitir laudos fraudulentos que deixaram de identificar a presença do vírus HIV em órgãos de dois doadores, o que resultou na contaminação de pacientes transplantados. O caso gerou grande repercussão e motivou uma ampla investigação por parte das autoridades de saúde e da Justiça.
Na primeira audiência, realizada em fevereiro, foram ouvidas três vítimas e cinco testemunhas de acusação. Ao todo, nesta fase o processo contará com o depoimento de 11 testemunhas de acusação, 17 de defesa e os seis réus.
Os envolvidos respondem por lesão corporal gravíssima, associação criminosa, falsificação de documento particular e falsidade ideológica. Todos os réus estão em liberdade, mas cumprem medidas cautelares enquanto o julgamento segue em andamento.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça retoma caso dos transplantes com órgãos contaminados por HIV no Rio no site CNN Brasil.