Quem perdeu o Enem 2024 já pode justificar a ausência; veja como

Os candidatos que faltaram ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2024 têm até o dia 25 de abril para justificar a ausência caso queiram solicitar a isenção da taxa de inscrição.

O procedimento deve ser feito na Página do Participante. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já divulgou os documentos que podem ser anexados no pedido de justificativa.

Veja abaixo:

  • Boletim de ocorrência legível, com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato do assalto/furto ocorrido antes das 13h (horário de Brasília – DF) em um dos dias 3 ou 10 de novembro de 2024 ou 10 ou 11 de dezembro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas.
  • Boletim de ocorrência legível, com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato do acidente de trânsito ocorrido antes das 13h (horário de Brasília – DF) em um dos dias 3 ou 10 de novembro de 2024 ou 10 ou 11 de dezembro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas.
  • Certidão de casamento ou contrato de união estável legível ocorrido entre os dias 3 ou 10 de novembro de 2024 ou 10 ou 11 de dezembro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas, com nome completo do participante.
  • Certidão de óbito ocorrido entre os dias 3 ou 10 de novembro de 2024 ou 10 ou 11 de dezembro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas, do cônjuge ou companheiro, pai, mãe, ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado, com documentação que comprove o parentesco.

O resultado do pedido de justificativa será divulgado em 12 de maio.

Por que justificar?

O procedimento é necessário nos casos em que o candidato tenha sido contemplado com a isenção em 2024, mas faltado aos dois dias de prova.

Caso a justificativa não seja feita no prazo estipulado, o participante terá que pagar a taxa de inscrição de R$ 85.

Nos casos em que o pedido de justificativa for negado, será possível pedir recurso dos dias 12 a 16 de maio. O resultado sairá em 22 de maio.

5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem perdeu o Enem 2024 já pode justificar a ausência; veja como no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.