A Polícia Federal realizou a Operação Murus Viridis para a retirada das atividades de garimpo ilegal no Parque Nacional dos Campos Amazônicos. A área de conservação fica entre os estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. A ação foi realizada com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e da Força Nacional de Segurança Pública.
A ação inutilizou seis escavadeiras hidráulicas, três caminhões, nove motores bombas, três motocicletas e seis caixas separadoras. Também foram apreendidos oito mil litros de óleo diesel. 16 barracões de garimpo foram desmobilizados.
De acordo com a Polícia Federal a operação tem como objetivo a desintrusão das estruturas utilizadas para o garimpo ilegal e a repressão de crimes ambientais.
Durante a ação, a Polícia Federal colheu elementos de inteligência e informações para instaurar uma investigação com o objetivo de identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita e suas conexões com o crime organizado.
A intenção é interromper a cadeia logística e financeira do garimpo ilegal na Amazônia Legal, enfraquecendo organizações criminosas que atuam na região.
Este conteúdo foi originalmente publicado em PF mira garimpo ilegal em área de preservação na Amazônia no site CNN Brasil.