O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga nesta terça-feira (15) o resultado final dos pedidos de justificativa de ausência no Encceja 2024 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
A justificativa, por sua vez, foi necessária no caso dos candidatos que se inscreveram na edição do ano passado do Encceja, mas não compareceram à prova.
Quem teve o pedido de justificativa negado, pôde enviar o recurso – cujo resultado será divulgado hoje. Caso, ainda assim, a justificativa de ausência seja negada, o candidato que deseja prestar o Encceja neste ano terá que pagar uma taxa de R$ 40.
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não concluíram os estudos na idade certa.
É necessário que os candidatos tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental. No caso da certificação do ensino médio, a idade mínima necessária é de 18 anos.
Censo: 1 em cada 5 jovens de 18 a 24 anos não concluiu o ensino médio
Este conteúdo foi originalmente publicado em Encceja divulga nesta terça (15) resultado da justificativa de ausência no site CNN Brasil.