Elefanta Pupy deixa Argentina e está a caminho de santuário no Brasil

A elefanta africana Pupy, de 35 anos, deu adeus ao Ecoparque de Buenos Aires, na Argentina, nesta segunda-feira (14), para dar início a uma longa trajetória em terra até o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

Antes de se despedir, Pupy passou por um período de quarentena e treinamento no Ecoparque para se familiarizar com a caixa de transporte e reduzir o estresse da viagem de 2.690 km que deve levar cinco dias.

Durante a viagem, a elefanta deve ficar alojada em na caixa e acompanhada por uma equipe de cuidadores. Com a experiência da elefanta Mara, que fez o mesmo trajeto em 2020, os especialistas entendem que o tempo da viagem até seu lar definitivo pode variar de acordo com o temperamento do animal.

“Pupy está indo muito bem! Ela continua comendo, o que é um ótimo sinal de que está se sentindo confortável — e também um reflexo do excelente trabalho realizado por seus tratadores no ecoparque”, disse o SEB.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Santuário de Elefantes Brasil (@elefantesbrasil)

O animal foi transportado do Parque Nacional Kruger para o que era então um zoológico em Buenos Aires, em 1993, onde viveu ao lado de sua companheira, Kuky, por mais de 30 anos, e com Mara. A elefanta Kuky faleceu “inesperadamente” em outubro do ano passado, de acordo com o santuário.

Pupy será a primeira elefanta africana no santuário brasileiro e se junta a outras cinco da espécie: Bambi, Mara, Raia, Maia e Guilhermina. Com uma população de apenas 40 mil em todo o mundo, a espécie é considerada ameaçada de extinção.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Elefanta Pupy deixa Argentina e está a caminho de santuário no Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.