As imagens dão a impressão de que nevou em Vacaria, na Serra Gaúcha, na tarde desta terça-feira (15). O fenômeno meteorológico, contudo, foi outro: uma chuva de granizo. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, quando em grande quantidade, como neste caso, pode ser chamada de “saraivada de granizo”.
O acontecimento é resultado de áreas de instabilidade provocadas por um sistema de baixa pressão, combinadas ao fluxo de umidade vindo do Norte do país, que favoreceram a formação de nuvens carregadas nas regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul.
Com isso, foram registradas pancadas de chuva forte e queda de granizo miúdo em pontos isolados, durante cerca de 15 minutos, conforme o Corpo de Bombeiros de Vacaria.
Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 120 residências foram atingidas em pelo menos cinco bairros: Cohab, Municipal, Vitória, Imperial e Mauá. Lonas foram distribuídas à população. Não há feridos nem desalojados.
O granizo se forma dentro de nuvens do tipo cumulonimbus, que apresentam grande desenvolvimento vertical. No interior das nuvens, correntes de ar intensas fazem com que gotas de água subam até camadas mais frias da atmosfera, onde congelam e formam pedras de gelo. Quando essas pedras atingem peso suficiente, precipitam em forma de granizo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuva de granizo deixa paisagem branca em cidade da Serra Gaúcha no site CNN Brasil.