Duda Salabert diz que também foi avisada de que visto virá como “masculino”

Depois de a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) denunciar que a identidade de gênero em seu visto dos Estados Unidos será alterada para “masculino”, a também parlamentar Duda Salabert (PDT-MG) foi às redes sociais para dizer que passou pelo mesmo há 15 dias.

“Na semana passada, fui também informada pelo governo Trump de que meu visto virá masculino”, disse a parlamentar, que é uma mulher trans.

Salabert tinha sido convidada para participar de um curso sobre desenvolvimento em primeira infância, em parceria com a Universidade de Harvard. O visto antigo estava vencido, por isso sua assessoria entrou com o pedido de renovação.

“Para minha surpresa — e revolta –, fui informada de que meu novo visto viria com a marcação de gênero como masculino, com a ‘justificativa’ de que é de conhecimento público no Brasil que sou uma pessoa trans. Ou seja, minha identidade de gênero, reconhecida legalmente pelo Estado brasileiro, seria simplesmente ignorada”, continuou.

Salabert diz estar tentando resolver a situação “por vias diplomáticas”, pedindo respeito à sua identidade e documentos oficiais.

“Essa situação é mais do que transfobia: é um desrespeito à soberania do Brasil e aos direitos humanos mais básicos. Tenho confiança de que o Itamaraty se posicionará com firmeza, pois esse ataque não é só contra mim e Erika Hilton. É uma afronta a todos os brasileiros e brasileiras que acreditam na dignidade, no reconhecimento e no direito de existir plenamente”, completou a deputada.

A CNN entrou com contato com a Embaixada dos Estados Unidos e aguarda retorno.

Mais cedo, em resposta à Erika Hilton, a embaixada do país norte-americano afirmou que, “de acordo com a Ordem Executiva 14168, é política dos EUA reconhecer dois sexos, masculino e feminino, considerados imutáveis desde o nascimento“.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Duda Salabert diz que também foi avisada de que visto virá como “masculino” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.