
Segundo o padre Gustavo César, o homem chegou espontaneamente durante a tradicional celebração de Lava-Pés na praça de Carmo do Cajuru e pediu para participar da cerimônia. Padre lava os pés de morador em situação de rua durante celebração em Carmo do Cajuru
Um gesto simples chamou atenção de fiéis de Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste de Minas, durante a celebração de Lava-Pés na última quinta-feira (17), quando o padre Gustavo César dos Santos acolheu um morador em situação de rua na cerimônia, lavando também os pés dele.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
O tradicional momento da Semana Santa simboliza o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos discípulos. Conforme o padre, o homem não fazia parte do grupo previamente selecionado. Assista no vídeo acima.
Conhecido pela população como Índio, o homem chegou ao local da celebração, realizada no Espaço Cultural da cidade, e demonstrou que também gostaria de participar. Segundo o padre, ele foi convidado a se sentar e participar.
“Logo me prontifiquei. Tudo aconteceu com muita naturalidade. Senti que era o próprio Cristo a visitar toda nossa comunidade paroquial e também a mim”, relatou padre Gustavo ao g1.
“Lavei seus pés, sequei e beijei, como já tinha feito com todos os outros. Despedi dele com um abraço e senti o abraço dele caloroso. A reação foi de alegria, ele foi acolhido e integrado, com respeito e amor”.
A cena comoveu os fiéis que acompanhavam a cerimônia e gerou aplausos espontâneos. Logo depois, o momento ganhou as redes sociais.
“Acredito que a espontaneidade com que tudo aconteceu marcou a cena. Num mundo de muitas palavras, os gestos falam muito”, refletiu o padre, que foi ordenado em novembro do ano passado e celebrou sua primeira Semana Santa como sacerdote.
A atitude, segundo ele, traduz o verdadeiro sentido do Evangelho. “Num mundo marcado por impaciências, exclusões e violências, entendemos que é preciso fazer como Jesus fez e nos ensinou. Não há outra via senão a do amor, que se traduz por gestos de acolhimento, proximidade, perdão e integração”, avaliou.
“Fico esperançoso por gestos assim tocarem as pessoas. É sinal que ainda podemos transpor nossos desafios sociais. Façamos sempre o bem, sejamos sempre acolhedores. Deus abençoe a todos”.
Ao final da celebração, um dos presentes resumiu a emoção do momento: “O que nossa Paróquia viu aqui hoje foi o Evangelho vivo”.
LEIA TAMBÉM:
‘Todos somos filhos de Deus’: bispo lava-pés de detentos em presídio de Divinópolis
Empreendedores inovam na Páscoa e apostam em ovos criativos no Centro-Oeste de MG
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas