O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse estar de luto com os católicos de todo o mundo após a morte do papa Francisco, confirmada pelo Vaticano nesta segunda-feira (21).
“Ele sabia como dar esperança, aliviar o sofrimento por meio da oração e promover a unidade. Ele rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos”, disse Zelensky em um comunicado no X.
Zelensky se encontrou com Francisco pela última vez em outubro, durante uma visita ao Vaticano. O líder ucraniano disse que os dois discutiram a situação de dezenas de milhares de crianças ucranianas deportadas para a Rússia desde a invasão em larga escala de Moscou e a necessidade de fazer “todos os esforços possíveis” para trazê-las de volta.
Francisco foi um crítico constante da invasão russa. No primeiro aniversário da guerra da Rússia, Francisco pediu aos católicos que rezassem pelos ucranianos, dizendo: “Não tenhamos vergonha de sofrer e chorar, pois a guerra é destruição, uma guerra sempre nos diminui.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Francisco “rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos”, diz Zelensky no site CNN Brasil.