Franquias do setor óptico têm cenário promissor

O setor óptico vem acumulando resultados bastante positivos no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica), o faturamento acumulado de janeiro a junho de 2024 cresceu 6,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo a Pesquisa sobre Saúde Ocular, realizada pelo Instituto Datafolha com 2088 brasileiros com 16 anos ou mais, entre todas as regiões brasileiras, metade da população afirma ter algum grau de dificuldade para enxergar. Esse índice só tende a aumentar, impulsionado principalmente pela longevidade e pelo uso cada vez mais frequente das telas.

Diante deste cenário promissor, o investimento no comércio de óculos e lentes tem se mostrado uma importante oportunidade de negócio, ainda mais interessante no modelo de franquia – setor que atravessa um momento igualmente positivo no país e fechou 2024 com um crescimento de 13,5%, movimentando R$ 273 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Dentro deste recorte vem se destacando a Ótica Center, fundada pelo paulista Marcio Kendi, que tem um faturamento médio mensal de R$ 270 por unidade franqueada – R$ 3 milhões por ano – e taxa de sucesso em 100% das operações.

 

Expertise no segmento

A empresa conta com uma estrutura sólida e bem estabelecida, além de anos de experiência no setor óptico.

Com investimento robusto em tecnologia de ponta, a rede oferece agilidade – os óculos ficam prontos em apenas 1 hora – e precisão – a Ótica Center tem laboratório próprio. Isso sem falar do atendimento, realizado por uma equipe capacitada, e da seleção cuidadosa de fornecedores de qualidade, garantindo a excelência de seus produtos.  Para atender às demandas dos consumidores ávidos por lançamentos, mensalmente chegam às lojas mais 500 novos modelos. Entre as marcas próprias, a franquia da Ótica Center lançou linhas licenciadas com artistas como a apresentadora Ticiane Pinheiro e o designer Ronald Sasson.

Por meio de um suporte sólido e uma rede de franqueados comprometidos, a companhia vem sendo reconhecida no mercado tanto pelo seu marketing estratégico quanto pelo seu modelo de negócio, estratégias que proporcionam um excelente retorno financeiro para os franqueados promove a expansão acelerada da empresa.

Inaugurada em 2021, a franquia Ótica Center conta, hoje, com 26 unidades, tanto em lojas consolidadas no estado de São Paulo como na Bahia.

 

Suporte total ao franqueado

O apoio se dá em todas as etapas do negócio, desde o início da parceria. Por exemplo, a Ótica Center oferece treinamentos técnico e operacional, análise e suporte na negociação de valores de aluguel, montagem de VM (Visual Merchandising) da loja, plano de expansão orgânica e de benefícios, plano de captação de clientes e a presença de equipe de apoio por 1 semana após a inauguração.

 

Os diferenciais da Ótica Center

  • Investimento a partir de 198 K.
  • Faturamento a partir de 270 K – 5X maior que o dos concorrentes
  • Payback de 18 meses.
  • Sistema ERP de desenvolvimento próprio, ou seja, um software de gestão empresarial da marca para automatizar processos, armazenar dados e unificar a visualização de resultados.
  • Especialização em público da classe C e D.
  • Sistema de crédito próprio.
  • Marcas próprias, exclusivas e segmentadas

Para mais informações sobre o sistema de franquia da Ótica Center, acesse o site.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Franquias do setor óptico têm cenário promissor no site CNN Brasil.

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