Vaticano revela vídeo do papa Francisco falando com padre de Gaza; veja

O padre argentino Gabriel Romanelli, que atua na Igreja da Sagrada Família, em Gaza, disse que conversou com o papa Francisco no sábado (19), na véspera da Páscoa e dois dias antes de seu falecimento. Durante a conversa, o pontífice estendeu suas bênçãos e orações pela paz.

Um vídeo divulgado pelo Vatican News no dia 22 de janeiro mostrou o pontífice em uma chamada de vídeo com a Paróquia Católica da Sagrada Família em Gaza. O papa Francisco é visto conversando com o padre Gabriele Romanelli, e seu assistente, Padre Youssef Asaad.

Veja o vídeo:


De acordo com o Vatican News, o papa fez essa ligação “todas as noites desde 9 de outubro, dois dias após o início dos bombardeios na Faixa de Gaza”. Francisco telefonou pela última vez na noite de sábado (19), informou o padre da Paróquia da Sagrada Família, Gabriel Romanelli, ao Serviço de Notícias do Vaticano.

“Ele disse que estava rezando por nós, nos abençoou e nos agradeceu por nossas orações”, afirmou Romanelli.

Em um vídeo em espanhol postado na segunda-feira (21), em seu canal do YouTube, Romanelli também relata brevemente a conversa: “Como sempre, ele expressou sua proximidade. Agradeceu nossas orações por ele. Enviou sua bênção e suas orações pela paz. Foi a última vez que o ouvimos.”

A igreja católica na Faixa de Gaza serviu como um abrigo para sua comunidade de fiéis, juntamente com alguns muçulmanos, durante as campanhas militares israelenses no território. Celebrações discretas da Páscoa e do Natal também têm acontecido na basílica.

No dia seguinte, em sua última declaração pública na Páscoa, Francisco apelou pela paz em Gaza, dizendo às partes em conflito para “declararem um cessar-fogo, libertarem os reféns e ajudarem um povo faminto que aspira a um futuro de paz”.

Romanelli lembrou que o papa Francisco manteve a guerra no enclave como uma de suas prioridades até seus últimos dias e que, mesmo em seu último discurso público, ele pediu paz.

O último discurso público do pontífice no domingo de Páscoa, lido em voz alta por um assessor, expressou sua preocupação por Gaza e especialmente por sua comunidade cristã, “onde o terrível conflito continua a causar morte e destruição e a criar uma situação humanitária dramática e deplorável”.

Com informações da Reuters.

Morte do papa Francisco

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de papa em março de 2013. Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.

O pontífice de 88 anos morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado na segunda-feira (21).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vaticano revela vídeo do papa Francisco falando com padre de Gaza; veja no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.