Buenos Aires se prepara para uma série de homenagens ao Papa Francisco nesta quarta-feira (23). A capital argentina, terra natal do pontífice, será palco de diversas missas em memória do líder católico.
Uma das celebrações mais significativas ocorrerá no bairro de Almagro, berço do clube de futebol San Lorenzo, pelo qual o Papa é um fervoroso torcedor. A missa está marcada para as 19h15 no Oratório de Santo Antônio, local onde o clube foi fundado pelo Padre Lorenzo Massa.
O San Lorenzo convocou sua “família sanlorenzina” para prestar tributo ao seu torcedor mais ilustre. A diretoria do clube espera uma presença expressiva de fãs para homenagear o pontífice, que sempre manifestou abertamente sua paixão pela equipe.
Homenagens na Catedral Metropolitana
Na Catedral Metropolitana de Buenos Aires, onde Francisco celebrava missas quando era arcebispo da cidade, as homenagens começaram dias atrás. Fiéis depositam velas, flores e cartas emocionadas em frente ao templo. Camisas do San Lorenzo também foram deixadas como símbolo de afeto ao Papa torcedor.
Uma missa especial está programada para as 17h30, presidida pelo atual arcebispo de Buenos Aires. Além disso, outras igrejas da cidade, especialmente em bairros populares onde o então cardeal Jorge Bergoglio desenvolveu uma extensa rede de ação social, também realizarão celebrações ao longo do dia.
A Basílica de Flores, local onde o jovem Bergoglio sentiu sua vocação sacerdotal, também é ponto de peregrinação e homenagens. Em suas memórias, o Papa descreve o momento de sua confissão nesta igreja como “o mais bonito de sua vida”, quando sentiu o chamado para o sacerdócio.
Apesar das diversas homenagens, observadores notam que as manifestações populares em Buenos Aires têm sido relativamente contidas para um Papa argentino. Alguns atribuem essa reação moderada ao fato de Francisco nunca ter visitado a Argentina durante seu papado, o que gerou certo ressentimento entre seus compatriotas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Missa em homenagem ao papa ocorre em Buenos Aires no site CNN Brasil.