O presidente Donald Trump disse nesta quarta-feira que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, manteve as taxas de juros muito altas e que pode chamar o chefe do banco central.
“Eu não liguei para ele. Posso ligar para ele”, disse Trump em uma cerimônia de assinatura de ações executivas no Salão Oval na quarta-feira à noite. “Eu acredito que ele está cometendo um erro ao não baixar as taxas de juros, e eu acho que, assim como estamos fazendo, poderíamos fazer muito melhor.”
Trump atacou publicamente Powell nos últimos dias, chamando o presidente do Fed de “um grande perdedor” cuja “terminação não pode vir em tempo suficiente.” Trump nomeou Powell para o cargo em 2017, mas desde então tem tido uma rixa pública com ele. Mas ele suavizou sua posição na terça-feira, dizendo que não tinha “nenhuma intenção” de demitir Powell depois que os conselheiros alertaram Trump que encerrar o chefe do banco central seria prejudicial jurídica e economicamente, disseram fontes familiarizadas com o assunto à CNN.
Mas Trump renovou sua linha de ataque contra Powell na quarta-feira, acusando-o de jogar política com cortes nas taxas de juros.
“Ele está mantendo as taxas muito altas”, disse Trump, assim como criticou Powell por agir com muita lentidão para aumentar as taxas há vários anos nos primeiros dias da crise inflacionária. “Ele historicamente tem se atrasado… ele foi recomendado por uma certa pessoa que eu não estou particularmente feliz”
Trump e outros funcionários da Casa Branca sugeriram que a ação do Fed para reduzir as taxas nos estágios finais da administração Biden – mas não (ainda) sob Trump – poderia ser política. Não há evidências de que o Fed independente esteja tomando uma posição política, e Powell negou veementemente as sugestões de que o Fed faz política ao tomar suas decisões de política monetária.
Powell disse repetidamente que o Fed só vai tomar uma decisão para aumentar ou reduzir as taxas após cuidadosa consideração e não vai apressar uma decisão ou emitir um corte de taxa de emergência antes da próxima reunião programada do comitê de fixação de taxas em maio.
“Ele vai fazer a coisa certa – a coisa certa é reduzir as taxas de juros, então vamos ver o que acontece”, disse Trump. “Eu acho que nós estamos sentados em algo que vai ser muito bom com todo o dinheiro da tarifa começando a entrar. Nosso país vai estar muito bem, e espero que ele vai, você sabe, nós não temos inflação.”
Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que não teve contato com Powell, mas pode ligar para ele no site CNN Brasil.