Após a recusa do deputado federal Pedro Lucas (União-MA), o Ministério das Comunicações possui um novo postulante para chefiar a pasta: Frederico Siqueira Filho, empresário e presidente da Telebras.
O nome do executivo surgiu após Pedro Lucas não aceitar o convite do governo para assumir a pasta com a queda do antigo ministro, Juscelino Filho, que foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares.
Como apurou a CNN, Frederico seria uma possibilidade do União Brasil permanecer com mais um ministério no governo e foi uma indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP).
Quem é Frederico de Siqueira Filho

Siqueira tem dupla formação: é bacharel em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco e em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Além das graduações, o empresário participou de cursos livres na área de comunicação, como gestão de conflitos, media training e produtos e serviços de telecomunicações.
Ele ainda trabalhou por 21 anos na Oi. Seu primeiro cargo foi o de gerente de canal de vendas empresariais em 2002 e foi promovido seis anos depois para a gerência de relações institucionais da companhia.
A partir de 2011, passou a ocupar um cargo mais alto: o de diretor de Relações Institucionais da empresa de comunicação no Nordeste, localizado no Recife. Ainda na capital pernambucana, quase sete anos depois, tornou-se diretor de vendas corporativas da Oi para as regiões Norte e Nordeste.
Siqueira passou então a ser responsável por liderar o time comercial das regiões.
Alguns dos projetos destacados por ele incluem colaborações para governos estaduais, como o monitoramento vias púbicas e prediais de Pernambuco, uma rede de dados para o governo da Paraíba e a implantação de 4.000 câmeras e sistema LTE — abreviação para Long Term Evolution — privado para “melhorar a comunicação” das forças de segurança pública da Bahia.
Antes, na década de 1990, atuou como coordenador de engenharia na Autelserv Serviços Telecomunicações e como gerente de vendas em uma empresa chamada Globaltalk.
Em maio de 2023, Frederico de Siqueira Filho deixou o setor privado para ocupar a presidência da Telebras, empresa estatal de telecomunicações, vinculada ao ministério para o qual seu nome hoje é cotado.
O cargo foi uma indicação do ex-chefe da pasta Juscelino Filho.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem é Frederico Siqueira Filho, escolhido para ministro das Comunicações no site CNN Brasil.