
Radialista Rodnei Abbadie Coelho, de 54 anos, divulga produtos por meio de paródias em portas de comércios na Baixada Santista. Rodney Dy viralizou com ‘Funk da Pamonha’ e hoje vende produtos vestido de Elvis Pancadão
Reprodução e Arquivo Pessoal
Dono do hit ‘Funk da Pamonha’, que fez sucesso no Brasil na virada do século, o radialista Rodnei Abbadie Coelho, de 54 anos, hoje vive do trabalho artístico na rua. Vestido de Elvis Presley na ‘versão pancadão’, ele divulga produtos por meio de paródias em portas de comércios na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e em diversas cidades do país.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O homem, que adotou o nome artístico de ‘Rodney Dy’, virou destaque nacional no começo do século XXI, quando o ‘Funk da Pamonha’, gravado em Santos (SP), venceu um concurso do programa de televisão ‘Piores clipes do mundo’.
Na época, ele fechou contratos com emissoras, foi convidado para diversos eventos e participou até do programa da Xuxa, na Globo. No entanto, viu o auge da fama passar repentinamente. “De repente, não me chamavam nem para velório”, lamentou o radialista.
Rodney Dy participou do programa da Xuxa, em 2001
Reprodução/TV Globo
Sem deixar de lado a paixão pela música, Rodnei passou a criar paródias para vender produtos de diferentes comércios. Ele investiu no trabalho na rua e enfrentou diversos desafios, principalmente durante a pandemia de Covid-19, quando chegou a depender de refeições enviadas por restaurantes para se alimentar.
“Me afundei no álcool, fiquei viúvo e perdi um apartamento. Foi aí que comecei a usar o Instagram para divulgar a comida que eu recebia, foi o meu ganha pão na pandemia”, relembrou.
Com a divulgação do trabalho nas redes sociais, o artista conseguiu se reerguer e, hoje, vive da locução em diferentes comércios que vão da Baixada Santista até o Paraná. “O que eu gosto de fazer é na rua, olhando diretamente para as pessoas”, afirmou Rodnei.
Ele revelou que, apesar disso, gostaria de ter outra chance na televisão para alavancar o trabalho feito com carinho e criatividade. Rodnei afirmou que está sempre por ‘dentro dos funks’ de sucesso para recriar versões que convidem clientes aos comércios.
“Muitas vezes há o lance da descriminalização, rebaixamento da mulher [nas versões originais]. Vou pegando onde tem palavrão e transformo em outra coisa”, explicou.
Rodney Dy trabalha vestido de Elvis Presley
Matheus Müller/g1 e Redes sociais
‘Elvis Pancadão’
Rodnei contou que se vestiu de Elvis Presley pela primeira vez em 2008, quando ajudou a irmã, que era fã do astro, no lançamento de uma rádio. No entanto, ele precisou adaptar a versão do cover para que pudesse seguir o trabalho nos comércios sem que o personagem fosse associado.
“Parti para fazer o ‘Elvis Pancadão’, que é quando eu realmente consigo compor porque existem vários cantores que imitam Elvis perfeitamente, eu teria que ter meu estilo próprio”, explicou o artista.
Funk da Pamonha: o primeiro viral?
De acordo com Rodnei, o ‘Funk da Pamonha’ surgiu como forma de “protesto” ao cenário musical no fim dos anos 90, que tinha como referências muitas canções do grupo ‘É o Tchan’.
“Na época, o funk não era que como hoje, uma referência. Naquela época, o funk era discriminado, pouco conhecido, só tinha no Rio de Janeiro, Santos, Porto Alegre”, afirmou o radialista.
Rodney Dy fez sucesso com o ‘Funk da Pamonha’
Reprodução
Além da letra, Rodnei criou a coreografia e produziu um videoclipe com objetivo de se inscrever no programa de televisão ‘Piores clipes do mundo’. Para isso, ele contou com a ajuda de diversos profissionais, pois as câmeras de gravação não eram de fácil acesso. “Não tinha muita câmera na Baixada Santista, peguei câmeras emprestadas”, relembrou.
O trabalho rendeu frutos e ele ficou conhecido a partir daquele momento. “Foi na virada do século, as gravadoras já estavam acabando, estava mudando o sistema. Então meio que foi considerado o primeiro viral. O Youtube veio a nascer anos depois da pamonha”, finalizou Rodnei.
Confira a letra do Funk da Pamonha:
Alô, dona de casa, Pamonha, pamonha, pamonha
É o puro suco do milho
Alô, dona de casa
Olha a pamonha
Olha o curau
Vai pamonha?
Vai curau?
Vai pamonha?
Vai curau?
Vamos chegando
Experimentado
Pamonhas fresquinhas
Do jeitinho do seu paladar
Uma delícia!
Vai pamonha?
Vai curau?
Vai pamonha?
Vai curau?
Quanto você acha
Que custa essa pamonha?
Mas quanto você acha
Que custa esse curau?
Quanto você acha
Que custa essa pamonha?
Mas quanto você acha
Que custa esse curau?
O preço da pamonha é muito alto!
Põe uma pamonha mais embaixo!
O preço da pamonha é muito alto!
A pamonha é mais embaixo!
Se eu te dou minha pamonha
Tu me dá o teu curau?
Se eu te dou minha pamonha
Tu me dá o teu curau?
Vai pamonha?
Vai curau?
Vai pamonha?
Vai curau?
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos