Conheça quem é o cardeal mais novo que pode se tornar papa

O cardeal Mykola Bychok é o integrante mais jovem do Colégio de Cardeais, o grupo que vota no conclave. Nascido em 13 de fevereiro de 1980, na Ucrânia, Bychok tem 45 anos. 

Quem é o cardeal?

O cardeal Mykola Bychok é bispo da Eparquia Ucraniana dos Santos Pedro e Paulo em Melbourne, na Austrália. Segundo o Vaticano, ele ingressou na Ordem Redentorista em julho de 1997 e realizou sua formação na Ucrânia e na Polônia, obtendo a licenciatura em Teologia Pastoral.

Em 17 de agosto de 2003, ele emitiu seus votos perpétuos e, em 3 de maio de 2005, foi ordenado sacerdote em Lviv, na Ucrânia.

Desde então, segundo informações do Vaticano, ele já exerceu os seguintes cargos:

  • Missionário na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Prokopyevsk, na Rússia.
  • Superior do Mosteiro de São José e pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Ivano-Frankivsk, Ucrânia.
  • Ecônomo da província redentorista de Lviv.

Em 2020, Bychok foi nomeado e consagrado bispo da Eparquia Ucraniana dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne. Já em 7 de dezembro de 2024, ele foi criado e proclamado cardeal pelo papa Francisco.

Entenda melhor a hierarquia e os principais cargos e funções da Igreja Católica nesta matéria. 

Mas afinal, quem pode ser papa?

Tecnicamente, qualquer homem “católico romano” pode ser eleito papa. O especialista em Vaticano da CNN, John Allen, explica que qualquer pessoa elegível para ordenação ao sacerdócio católico – portanto, um homem solteiro – poderia ser eleito papa.

Apesar disso, desde 1379, o papa sempre é eleito entre os cardeais do Colégio de Cardeais, o grupo que vota no conclave, restrito também àqueles com menos de 80 anos.

Muitos dos cardeais são bispos e arcebispos nomeados pelo papa para auxiliar em questões religiosas. Alguns trabalham no Vaticano, mas a maioria está espalhada pelo mundo administrando dioceses ou arquidioceses.

Quando chega a hora do conclave, todo cardeal com menos de 80 anos viaja para Roma para participar da reunião, pois o voto é presencial.

O conclave não deve começar antes de 15 dias, nem depois de 20 dias, após a morte do papa — isso significa que no caso do falecimento de Francisco, a expectativa é que ele deve ocorrer entre os dias 6 e 11 de maio.  

Entenda melhor como funciona o processo de votação no conclave nesta matéria.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça quem é o cardeal mais novo que pode se tornar papa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.