Saiba como será o cortejo fúnebre do papa Francisco

O funeral do papa Francisco acontece neste sábado (26) às 10h, no horário local (5h de Brasília), e deve reunir 200 mil pessoas, segundo autoridades de Roma.

A cerimônia acontecerá na Praça de São Pedro, no Vaticano. Depois, haverá um cortejo fúnebre até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde Francisco será sepultado. Ele será o primeiro pontífice em cerca de 100 anos a ser enterrado fora do Vaticano.

De acordo com a polícia da cidade, o percurso tem cerca de seis quilômetros. As ruas serão fechadas e não será possível acompanhar o cortejo, mas o público poderá acompanhar atrás de barreiras posicionadas nas ruas.

 

 

Ainda segundo as autoridades, haverá uma procissão “muito pequena”, com alguns cardeais de carro.

O cortejo fúnebre passará pela Galleria Pasa, cruzará a ponte do Rio Tibre, o Corso Vittorio e a Piazza Venezia.

Em seguida, irá para os Fóruns Imperiais, subirá a Via Labicana e entrará na Via Merulana para chegar a Santa Maria Maggiore, onde ocorrerá o sepultamento, que não será aberto ao público.

Também serão instalados quatro telões, dois dos quais na Piazza Esquilino, em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore, para as pessoas que querem acompanhar o funeral de lá e aguardar a chegada do caixão.

Homenagens antes do sepultamento

As autoridades informaram que pessoas pobres, imigrantes, trans e seis presos receberão o caixão do papa Francisco em frente à basílica, nas escadas do edifício.

A delegação será composta por socorristas e migrantes que foram refugiados, torturados e escaparam de campos de concentração na Líbia, segundo a Mediterranea, ONG que se encontrou diversas vezes com o papa.

Os seis presos encontraram o pontífice na prisão de Rebibbia por ocasião da abertura da Porta Santa.

Detalhes do funeral do papa Francisco

No sábado, com o caixão fechado, o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício (integrante mais velho do grupo), iniciará o funeral celebrando a Missa das Exéquias (cerimônia para os católicos falecidos), a partir das 5h (horário de Brasília), 10h (horário local), na Praça de São Pedro.

Os funerais papais anteriores também foram realizados ao ar livre, com milhares de pessoas acompanhando a cerimônia em frente à Basílica.

Este será o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao papa, na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, a principal do Vaticano.

Após a cerimônia, que deve contar com a presença de autoridades e líderes mundiais, o caixão será levado de volta para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, seguirá em procissão para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde a cerimônia de sepultamento será realizada.

O Vaticano informou que um grupo de pobres e necessitados estará presente nos degraus que levam ao local de sepultamento para prestar a última homenagem ao pontífice.

Já na capela, Diego Ravelli, mestre das cerimônias apostólicas, fará uma nova oração em latim. Então, selos do Vaticano serão colocados sobre o caixão, que será depositado na tumba, recebendo água benta em seguida.

O notário do Capítulo Libérico lavra a escritura autêntica que certifica o sepultamento e a lê aos presentes.

O documento é então assinado pelo cardeal Camerlengo da Santa Igreja Romana, pelo Regente da Casa Pontifícia, pelo Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e, finalmente, pelo notário.

Veja imagens da vida do papa Francisco:

Quem são os cardeais brasileiros que votam no conclave e podem ser papa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba como será o cortejo fúnebre do papa Francisco no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.