O Banco Central (BC) destacou que a política econômica dos Estados Unidos exige cautela dos países emergentes. A informação consta no Relatório de Estabilidade Financeira divulgado nesta terça-feira (29).
Segundo o documento, as tarifas comerciais que vêm sendo anunciadas pelos EUA têm gerado aumento de incertezas e piora nas expectativas e na confiança dos agentes de mercado.
“O BC segue atento à evolução do cenário internacional e avalia que a exposição do SFN [Sistema Financeiro Nacional] ao risco da taxa de câmbio é baixa, e a dependência de captação externa é pequena. O BC segue preparado para atuar de forma a minimizar eventual contaminação desproporcional sobre os preços dos ativos locais”, diz o relatório.
No documento, a autoridade monetária brasileira cita que os bancos centrais das principais economias do mundo permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Política comercial dos EUA exige cautela dos países emergentes, diz BC no site CNN Brasil.