ViewSonic: cinco diferenciais que mantêm o mercado de projetores aquecido

Por Paulo Cardoso, Country Manager da ViewSonic no Brasil (*)

Em um mercado audiovisual cada vez mais digitalizado, os projetores poderiam ser considerados uma tecnologia ultrapassada. No entanto, a realidade é bem diferente. Segundo um levantamento da Technavio, o mercado de projetores deve crescer US$ 4,8 bilhões nos próximos cinco anos, impulsionado por uma demanda crescente em diversos setores.

Longe de serem obsoletos, os projetores modernos seguem conquistando espaço em salas de aula, empresas, igrejas, palcos e até mesmo em arenas de eSports. Mas o que explica essa popularidade? A resposta está na combinação de flexibilidade, durabilidade e tecnologia de ponta que esses equipamentos oferecem.

1 – Flexibilidade no transporte e instalação
O avanço tecnológico dos projetores possibilitou equipamentos cada vez mais compactos, alguns podendo caber dentro de uma pequena mochila. Mesmo os modelos maiores e mais potentes oferecem a possibilidade de transporte fácil. Alguns até funcionam com bateria, permitindo projeções em qualquer local, sem a necessidade de tomadas ou infraestrutura complexa.

No mercado doméstico, os modelos mais portáteis e acessíveis estão em alta. Mas ainda assim é preciso ter cautela, já que muitas marcas desconhecidas entraram no mercado brasileiro oferecendo produtos de baixa durabilidade e sem suporte local. Por isso, o mercado corporativo continua preferindo modelos topo de linha, que unem flexibilidade e confiabilidade.

2 – Durabilidade e baixo custo de manutenção
Não é mais tão incomum ver um projetor ligado o dia todo e funcionando por milhares de horas ao ano, especialmente no uso em escolas e empresas. Hoje, pensar em durabilidade e facilidade de manutenção é primordial para evitar altos custos e quebras em momentos críticos da operação. E os modelos a laser, por exemplo, podem durar muitos anos em operação intensa sem qualquer necessidade de manutenção.

Como mencionei no começo, a falta de confiabilidade com o equipamento pode causar enormes dores de cabeça. Um equipamento que exige paradas constantes para troca de lâmpada e baixa durabilidade dos componentes pode parar uma sala de aula, interromper uma apresentação para clientes e até mesmo uma palestra, causando prejuízos operacionais.

3 – Tecnologia de ponta para projeções com alta definição e brilho
Desde meados da década de 1990, a maioria dos projetores trabalha com tecnologia de projeção à lâmpada, mas esse cenário está mudando rapidamente desde a introdução das tecnologias LED e Laser para projeção. Isso porque os modelos à lâmpada demoram para alcançar o brilho, esquentam o equipamento, exigem a troca frequente de lâmpadas e entregam menor definição de imagem.

Já o avanço tecnológico do LED e Laser permitiu alcançar altas definições de 4K, com cores vibrantes e níveis espetaculares de brilho, acima de 5000 ANSI lúmens – o suficiente para uso em ambientes iluminados ou até mesmo ao ar livre.

4 – Custo-benefício para montar estruturas de apresentação
Montar espaços dedicados à apresentação, como salas de aula, salas de reuniões, auditórios, palcos e cinemas em casa pode ser um investimento altíssimo, especialmente se estamos falando do custo por polegada de grandes telas, de 100 a 300 polegadas.

Já os projetores mais modernos permitem gerar telas com estas proporções largas em diversas superfícies com um investimento consideravelmente mais baixo. São equipamentos que podem iniciar as apresentações imediatamente, serem conectados via Bluetooth, Wi-Fi, HDMI, USB-C, etc; e com configurações altamente personalizáveis. E diferentemente de grandes telas físicas, os projetores podem ser transportados e readequados se houver mudança de local ou reformulação do próprio espaço, sem a necessidade de chamar equipes técnicas.

5 – Versatilidade para qualquer cenário
Você vai juntar uma turma para ver jogos de futebol? Vai criar espaços imersivos para uma loja? Precisa transmitir para grandes congregações da sua igreja? Substituir a lousa tradicional da sua sala de aula na escola ou universidade? Jogar seus games por diversão ou para competir em uma tela grande e com baixo tempo de resposta?

Seja qual for a sua razão, os projetores se tornaram os queridinhos da versatilidade e desempenho para qualquer situação, podendo ser reconfigurado, reposicionado e reaplicado para qualquer que seja a função!

Boa oportunidade para canais
Como resultado de todos esses benefícios, tenho visto grandes negócios sendo feitos por canais de distribuição e integração, que podem encontrar uma grande oportunidade no mercado de projetores laser e LED, agregando valor ao oferecer consultoria especializada e soluções personalizadas para diferentes clientes.

Com um mercado aquecido e uma demanda crescente por tecnologia de projeção de alta qualidade, investir nessa área é um caminho promissor para distribuidores e integradores que desejam se diferenciar e ampliar seus negócios.

Empresas que se especializam nesse segmento podem se destacar ao criar pacotes de soluções completas para escolas, universidades e órgãos públicos, oferecer serviços de instalação, configuração e manutenção preventiva, explorar a demanda de nichos como igrejas e espaços corporativos com necessidades específicas, além de trabalhar com locação de projetores para eventos, ampliando assim o escopo de negócios.

Portanto, entendo que o mercado de projetores continuará sendo uma peça-chave para diversos segmentos no Brasil. Seja na educação, no mercado corporativo, no uso doméstico ou em outros, a necessidade de projeção de qualidade pode trazer negócios promissores. Empresas que enxergarem essa oportunidade e se posicionarem como especialistas nesse segmento poderão se beneficiar de um mercado robusto e em constante evolução.

* Paulo Cardoso, Country Manager da ViewSonic no Brasil
Atualmente, Paulo Cardoso lidera a operação da ViewSonic no Brasil. Ele é um executivo experiente em tecnologia com cerca de 30 anos de experiência nas indústrias de tecnologia, telecomunicações, colaboração em vídeo, jogos e transformação digital. Paulo ocupou papéis de liderança cruciais em vendas, marketing, parcerias estratégicas e desenvolvimento de canais em empresas globais de destaque, incluindo Logitech, Lifesize, TD SYNNEX, Westcon Group, ScanSource, Nortel Networks, Tech Data e Bull Corporation. Paulo Cardoso é formado em Comunicação & Marketing, com especializações em Telecomunicações, Transformação Digital, Inteligência Artificial e Assessoria para Conselhos Executivos.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post ViewSonic: cinco diferenciais que mantêm o mercado de projetores aquecido apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.