Um dos papamóveis do papa Francisco está sendo transformado em uma clínica móvel de saúde para crianças na Faixa de Gaza, cumprindo um dos últimos desejos do pontífice, informou a mídia oficial do Vaticano no domingo (4).
O veículo, usado pelo falecido papa durante a visita à Terra Santa em 2014, está sendo equipado com utensílios médicos de diagnóstico e emergência para ajudar jovens pacientes no território palestino, onde os serviços de saúde foram devastados pela invasão israelense.
O Papa Francisco, que faleceu no mês passado, confiou a iniciativa à organização católica de assistência Caritas Jerusalém nos meses anteriores à sua morte, informou o Vatican News.
“Esta é uma intervenção concreta e vital em um momento em que o sistema de saúde em Gaza entrou em colapso quase total”, falou Peter Brune, Secretário-Geral da Caritas Suécia, que apoia o projeto, ao Vatican News.
A unidade móvel será equipada com testes rápidos de infecção, vacinas, ferramentas de diagnóstico e kits de sutura, além de contar com equipe médica.
A Caritas planeja levar a clínica para comunidades sem acesso a instalações de saúde em funcionamento assim que o acesso humanitário a Gaza for viável.
“Não é apenas um veículo”, acrescentou Brune. “É uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças em Gaza.”
Gaza tem uma pequena comunidade cristã e o Vaticano afirmou que Francisco costumava telefonar para a Igreja da Sagrada Família em Gaza quase diariamente durante grande parte da guerra, que começou em outubro de 2023, quando militantes do Hamas atacaram o sul de Israel.
Francisco tinha vários papamóveis, com o usado na visita de 2014 a Israel e aos territórios palestinos permanecendo na região após seu retorno ao Vaticano.
Um conclave para eleger um novo papa começa em 7 de maio.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Papamóvel vai se tornar clínica móvel de saúde para crianças em Gaza no site CNN Brasil.