
Foi lançado nesta segunda-feira (05), o Portal da Transparência dos Radares, vinculado ao site da Prefeitura de Curitiba. A plataforma permite acesso às informações sobre multas de trânsito aplicadas na cidade. A proposta, assinada pela bancada no partido Novo e pela ex-vereadora Flávia Francischini, hoje deputada federal, tem o objetivo de dar mais transparência ao acesso de dados sobre a fiscalização por radares em Curitiba.
Veja mais: Quem é paranaense que assumiu Ministério das Mulheres
A medida foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores na última semana. O lançamento do portal ocorreu antes mesmo de a lei ser sancionada. Segundo o prefeito Eduardo Pimentel, será possível a consulta referente aos principais locais de registros de infrações e onde o dinheiro arrecadado será investido.
A divulgação dos relatórios sobre arrecadação e aplicação dos recursos das multas dos radares e lombadas eletrônicas será feita de forma trimestral.
Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Curitiba, entre janeiro e abril de 2025, foram aplicadas 407.755 multas de trânsito em vias da cidade.
A principal infração registrada foi Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%.
Reportagem: Felipe Dutra