
No Paraná, foram registradas 721 reclamações em órgãos estaduais relacionadas a empresas investigadas por fraudes contra beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Diante disso, o Procon-PR (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná) orienta aposentados e pensionistas a verificarem atentamente os holerites dos benefícios, como forma de prevenir descontos não autorizados por sindicatos e associações.
A verificação pode ser feita pelo site ou aplicativo “Meu INSS” ou, ainda, pelo telefone 135. O secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, explica como os beneficiários podem identificar cobranças indevidas.
A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, detalha quais são os próximos passos para quem identificar descontos indevidos.
De acordo com a Polícia Federal, o prejuízo estimado com as fraudes no INSS chega a R$ 6 bilhões. Segundo relatório da CGU (Controladoria-Geral da União), 67% das vítimas são aposentados que vivem em zonas rurais. A maioria é composta por idosos em situação de vulnerabilidade social, com dificuldade de locomoção e acesso limitado à internet.
Reportagem: Mirian Villa