Passageiros ficaram retidos em aeroportos indianos nesta quarta-feira (7), após voos serem cancelados e o espaço aéreo de algumas cidades fechados por conta da escalada da tensão entre Índia e Paquistão.
A Índia atacou o Paquistão e a Caxemira paquistanesa na terça-feira (6), o que pode levar a um novo conflito entre as duas nações com investimentos em armas nucleares. Em defesa à investida de Nova Délhi, o Paquistão afirmou ter abatido cinco caças indianos.
Várias companhias aéreas suspenderam voos para o Paquistão, incluindo Emirates, Etihad e Qatar Airways, com o fechamento de aeroportos no norte da Índia também afetando muitas rotas.
A Emirates cancelou voos de Dubai para Sialkot, Lahore, Islamabad e Peshawar nesta quarta (7). “Clientes em voos cancelados não devem se dirigir ao aeroporto”, informou a companhia aérea no site.
Já os voos com destino e saindo de Karachi não foram afetados e a operarão segue o cronograma, informou a Emirates.
A companhia aérea Etihad informou que cancelou voos para Karachi, Lahore e Islamabad nesta quarta. “Além disso, alguns outros serviços podem ser redirecionados para evitar o espaço aéreo afetado, resultando potencialmente em tempos de voo mais longos”, afirmou em um comunicado.
A Qatar Airways, por sua vez, informou que “suspendeu temporariamente os voos” para o Paquistão, citando o fechamento do espaço aéreo paquistanês.
“A companhia aérea está monitorando de perto a situação e continuará priorizando a segurança de seus passageiros e tripulantes”, disse.
Enquanto isso, companhias aéreas indianas, incluindo a SpiceJet e a IndiGo, emitiram alertas de viagem sobre cancelamentos com destinos e origens no norte do país.
“Devido à situação atual, aeroportos em partes do norte da Índia, incluindo Dharamshala (DHM), Leh (IXL), Jammu (IXJ), Srinagar (SXR) e Amritsar (ATQ), estão fechados até novo aviso” comunicou a SpiceJet na manhã desta quarta-feira (7).
“Partidas, chegadas e voos subsequentes podem ser afetados. Os passageiros são aconselhados a planejar suas viagens adequadamente e verificar o status do voo”, acrescentou.
Além dos voos diretos, grandes companhias aéreas informaram que estavam redirecionando ou cancelando viagens de e para a Europa. Mais de duas dúzias de voos internacionais foram desviados para evitar o espaço aéreo paquistanês, segundo dados do FlightRadar24.
Muitas companhias aéreas já haviam começado a evitar sobrevoar o Paquistão antes dos ataques na Índia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Voos para Paquistão e Índia são cancelados após intensificação do conflito no site CNN Brasil.